Voltar à Página da edicao n. 514 de 2009-11-24
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 514 de 2009-11-24   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
O CHCB é um dos melhores classificados em termos nacionais, nos cuidados de saúde

CHCB é quinto melhor do País

Um estudo da Escola Superior de Saúde Pública coloca o Centro Hospitalar da Cova da Beira em quinto lugar no panorama nacional das unidades de saúde. O ranking feito por esta entidade classifica ainda em terceiro lugar, a Unidade Local de Saúde da Guarda, numa das quatro categorias do estudo.

> Eduardo Alves

A qualidade das estruturas de saúde localizadas na região está entre as melhores do País. Num estudo divulgado pela revista Sábado, na passada semana, o Centro Hospitalar da Cova da Beira está em quinto lugar, num total de 61 instituições.
Um trabalho realizado pela Escola Superior de Saúde Pública e que tem como objectivo analisar a forma “como os hospitais estão organizados para prestar cuidados de saúde”, refere aquela publicação. Segundo os autores do estudo, este trabalho tem como suporte, os resultados das práticas médicas e dos cuidados prestados por cada hospital, em 2008. Para a Escola Superior de Saúde, que analisou 61 instituições, esta é a única forma de avaliar todas as entidades deste sector e traduzir essa mesma avaliação num ranking fidedigno.
O Centro Hospitalar da Cova da Beira sobe este ano para quinto lugar, no que respeita às unidades hospitalares. Em declarações à revista Sábado, Carlos Costa, docente da Escola Superior de Saúde Pública e coordenador destes estudos refere que “mais do que averiguar se os doentes são tratados nos serviços certos ou se a organização do hospital responde de forma estruturada a um problema de saúde, considera-se que o que é verdadeiramente prioritário quando se medem conquistas em saúde são os resultados finais”. Até porque, este tipo de resultados traduz a capacidade de resposta dos serviços de saúde em relação às necessidades das populações. “O que importa é saber se quando o doente sai do hospital é se está curado ou não, ou se está melhor do que quando entrou”, acrescenta o coordenador.
Este estudo que coloca em primeiro lugar o Centro Hospitalar Lisboa Norte e que coloca o CHCB em quinto lugar, centra-se em quatro grandes áreas de actuação. Traumatismos e lesões acidentais, doenças endócrinas e metabólicas, doenças neurológicas e doenças respiratórias. No caso dos traumatismos e lesões acidentais, a Unidade Local de Saúde da Guarda conquista o terceiro lugar, a nível nacional.


O CHCB é um dos melhores classificados em termos nacionais, nos cuidados de saúde
O CHCB é um dos melhores classificados em termos nacionais, nos cuidados de saúde


Data de publicação: 2009-11-24 00:05:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior