Coro Misto assinala 20 anos
Um vasto leque de actividades dão forma ao programa de comemorações dos 20 anos do Coro Misto da Beira Interior. Diversos concertos e actuações musicais, que vão ter lugar, por toda a região assinalam as duas décadas do coro.
> Eduardo AlvesPara celebrar as duas décadas de existência, o Coro Misto da Beira Interior promete um ano repleto de actividades. Um ano que servirá também para descentralizar as actuações do coro e fomentar novos projectos no campo da música e não só.
As comemorações tiveram início, no passado domingo, 15 de Novembro. O auditório da Associação Cultural da Beira Interior (ACBI) acolheu vários coros do concelho da Covilhã que interpretaram alguns temas dos seus reportórios. O Coro da Liga dos Amigos do Tortosendo, o Belo Coro, o Orfeão da Covilhã e o Coro Misto da Beira Interior integraram esta actividade.
As comemorações, que voltam a ter actividades já no próximo fim-de-semana, estendem-se até Julho do próximo ano. Um conjunto de iniciativas, através das quais os responsáveis do coro pretendem descentralizar as suas actividades, apadrinhar outros eventos culturais e fomentar também os conhecimentos musicais dos interessados na área.
O programa tem continuidade, dia 21 de Novembro, com um concerto interpretado por coros de toda a região. No auditório da ACBI vão ouvir-se, a partir das 17 horas, os coros de Proença-a-Nova, Pedras Vivas, da Guarda e o Coro Misto da Beira Interior. Num evento onde também vai participar o Orfeão de Castelo Branco. Ainda na Covilhã, no dias 28 e 29 de Novembro, decorre um workshop coral, direccionado para crianças de três e quatro anos. Uma formação que irá terminar com um pequeno concerto.
Em Dezembro, as actividades começam a ter lugar já fora do concelho que viu nascer o Coro Misto. A 5 de Dezembro, Figueira de Castelo Rodrigo acolhe os profissionais desta estrutura que promovem o Projecto Zéthoven junto das crianças de Pinhel, Mação, Figueira de Castelo Rodrigo, Nisa e Vila Velha de Ródão. No mês de Natal estão também agendados cinco concertos, no concelho de Mação e outras quatro actuações de cariz social, com os músicos da estrutura da ACBI a actuarem em hospitais, orfanatos e lares de terceira idade.
O primeiro mês de 2010, o Coro Misto da Beira Interior vai realizar um concerto de música sacra, em conjunto com a Orquestra Clássica da Beira Interior. Um evento que visa também apadrinhar o Coro Infantil de Mação. Para além destes eventos será também apresentado o 14º trabalho musical do coro, em CD. Um aniversário que irá também trazer um livro sobre as duas décadas de vida, com fotos e documentos que fazem parte da história do coro e uma outra publicação, da autoria de Luís Cipriano, onde o maestro conta também algumas experiências deste grupo.
Multimédia