Começou o Festival de Teatro da Covilhã 2009
No passado sábado, dia 7 de Novembro, às 21,30 horas, arrancou a Edição 2009 do Festival de Teatro da Covilhã, organizado pela companhia de Teatro das Beiras desta cidade. O Festival irá decorrer até ao dia 21 do corrente mês e, em 15 dias, apresenta 21 espectáculos de música e teatro para adultos e crianças.
> Daniel LouroO espectáculo de estreia do Festival de Teatro da Covilhã, “Hotel de Província”, teve entrada gratuita. Apesar disso, e talvez devido ao frio que se fazia sentir, apenas cerca de 120 pessoas estiveram presentes neste primeiro espectáculo do festival. O espectáculo tem encenação de Gil Salgueiro Nave e interpretações de Fernando Landeira, João Ventura, Luis Campião, Rui Raposo Costa, Sónia Botelho e Teresa Baguinho.
Nesta comédia, Vampilov denuncia a corrupção nos mais pequenos funcionários, insignificantes e sem identidade, mas que mesmo assim exercem o seu escasso poder de forma tirânica, inspirados pelo medo da autoridade.
No programa do certame 2009 destacam-se, entre outros, a peça “D. Quixote” da companhia Teatro d’O Semeador de Portalegre, no dia 11 de Novembro, a peça “Os dias felizes” da companhia de Teatro Centrev de Évora, no dia 12 de Novembro, a peça “Ptolomeu e a sua viagem de circum-navegação” da companhia de Teatro Art’Imagem do Porto, no dia 20 de Novembro. O festival encerra no dia 21 de Novembro, sábado, no café-teatro do Teatro das Beiras, a partir das 23 horas, com a actuação de uma das grandes revelações dos últimos anos da música portuguesa: Os Virgem Suta em concerto em formato acústico.
O Teatro das Beiras, entidade organizadora do festival, foi fundado em 7 de Novembro de 1974. Realizou o primeiro Festival de Teatro da Covilhã em 1981 com a designação de, Ciclo de Teatro de Outono. Com a profissionalização da companhia passou a organizar este certame com a actual denominação de Festival de Teatro da Covilhã, em 1996. Ao longo das edições, o Festival foi responsável pela programação de mais de 500 espectáculos, a que assistiram mais de 50 mil pessoas.
Multimédia