Voltar à Página da edicao n. 512 de 2009-11-10
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 512 de 2009-11-10   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
Cristiano Guerreiro - aluno vencedor do concurso de fantasias

Cinema traz o horror à UBI

Cine HorrUBIlis foi o nome dado à mostra de filmes de terror organizada por estudantes de Cinema da Universidade da Beira Interior.

> Ricardo Fernandes

Dentadas, arranhões, cortes e possessões foram alguns dos perigos que os vilões dos clássicos do terror trouxeram à Cinubiteca, numa maratona de 24 horas organizada pelo Eye I, núcleo do curso de Cinema. Entre quarta e quinta-feira passadas foram exibidos 14 filmes realizados entre 1922 e 2003. Nosferatu, Pesadelo em Elm Street e O exorcista foram algumas das obras passadas.
O espectáculo teve como objectivo principal marcar o início do plano de actividades do núcleo. Os organizadores quiseram “trazer alunos de outros cursos a conhecer as actividades de Cinema e atraí-los a futuras sessões”, diz António Lopes, um dos membros da equipa. As expectativas foram superadas, tendo havido cerca de 80 participantes. Rui Oliveira, também membro do Eye I, mostrou-se satisfeito com a resposta dos espectadores: “as pessoas elogiaram o trabalho e mostraram grande adesão. Houve mesmo um grupo que assistiu às 24 horas de filmes”.
A organização encontrou dificuldades na planificação do evento. Oliveira confessa que o tempo e o dinheiro foram os principais obstáculos. “Neste momento, o núcleo não tem fundos”, lamenta. A equipa pagou do próprio bolso todas as despesas do HorrUBIlis, considerando que “a prioridade é dinamizar as actividades do Eye I”.
As atenções oscilaram entre a tela e os eventos complementares que os organizadores criaram. O concurso de máscaras e o sorteio ofereceram a cada um dos vencedores um conjunto de nove DVD’s com a quadrilogia do filme Alien. Verónica Beck, uma das espectadoras, estava entusiasmada com a iniciativa e com o prémio, mas considera que a mais-valia da maratona “é abrir portas de interesse e espaços de convívio entre os alunos, principalmente os de Cinema.”
A participação no sorteio implicou o pagamento de um euro, que reverte a favor do núcleo. Os estudantes mostram-se decididos a dar continuidade aos projectos, avançando que estão planeadas diversas actividades para o resto do ano lectivo. Esta semana está a decorrer a primeira parte do ciclo “10 filmes, 10 géneros”, entre segunda e quinta-feira, às 21h30 na Cinubiteca.


Cristiano Guerreiro - aluno vencedor do concurso de fantasias
Cristiano Guerreiro - aluno vencedor do concurso de fantasias


Data de publicação: 2009-11-10 00:00:01
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior