Voltar à Página da edicao n. 512 de 2009-11-10
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 512 de 2009-11-10   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
Falar sobre os Prémios Nobel é o principal objectivo deste evento que decorre na Biblioteca Central da UBI

Dinis Pestana nas Tardes da Matemática

"Grandezas e Misérias da Estatística – Prémios Nobel e Prémios Ig Nobel" é o título da conferência que será apresentada por Dinis Pestana, no próximo dia 14 de Novembro, pelas 15.30 horas, na Biblioteca Central da UBI.

> Eduardo Alves

No próximo dia 14 de Novembro, pelas 15h30, terá lugar, na Biblioteca Central da UBI, mais uma edição das Tardes da Matemática, subordinada ao tema "Grandezas e Misérias da Estatística - Prémios Nobel e Ig Nobel". O orador convidado para este evento é Dinis Pestana, docente na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e membro do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa.
O trabalho do matemático Linus Pauling que enuncia um princípio fundamental da Probabilidade, a Lei dos Grandes Números, e refere uma influência indelével da Estatística na Metodologia da Investigação Científica, nomeadamente os testes de hipóteses é um dos que vai estar em análise neste evento.
 Uma conferência que pretende demonstrar que nem sempre os Prémios Nobel foram capazes de reconhecer o mérito, e ocasionalmente premiaram resultados menos fecundos. Talvez por isso, e para ridicularizar a pomposidade do “academismo”, no que pode ter de mais perverso, um grupo de brincalhões da Universidade de Harvard — a que tem o ranking mais elevado entre todas as universidades do mundo — criou os Prémios Ig Nobel, destinados a premiar artigos de investigação inverosímeis (por exemplo, o Ig Nobel atribuído a James F. Nolan, Thomas J. Stillwell, and John P. Sands, Jr, ou façanhas especiais, como o Ig Nobel da Química atribuído a Barack Obama por inventar o “placebo piss”, após lhe ser atribuído o Nobel Peace Prize)”. Anote-se que o que nasceu como uma brincadeira, e em muitas das atribuições é uma mera brincadeira, evoluiu, no entanto, para recompensar artigos que à primeira vista fazem rir, mas numa leitura mais reflectida podem fazer pensar.
Dinis Pestana vai utilizar alguns exemplos de prémios Nobel e de prémios Ig Nobel para ilustrar o papel da Estatística na sua função mais nobre, que é contribuir para transformar informação em conhecimento. Mas, tal como as pessoas têm as qualidades dos seus defeitos, e os defeitos das suas qualidades, o mesmo acontece com qualquer instrumento da investigação científica: o bom senso tem que prevalecer, e sem ele é fácil transformar má informação em péssima pseudo-ciência. As Tardes da Matemática são uma iniciativa da Delegação Regional Centro da Sociedade Portuguesa de Matemática e contam com o apoio da UBI.

> rui_ferreira69 @ msn . com em 2009-11-15 16:48:35
O prémio IgNobel da Química não foi atribuído a Barack Obama, sendo isso apenas um rumor. O próprio professor Dinis Pestana também o disse. Pode ser confirmado em http://improbable.com/ig/ig-pastwinners.html#ig2009


Falar sobre os Prémios Nobel é o principal objectivo deste evento que decorre na Biblioteca Central da UBI
Falar sobre os Prémios Nobel é o principal objectivo deste evento que decorre na Biblioteca Central da UBI


Data de publicação: 2009-11-10 00:02:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior