Castelo Branco tem novas comunidade de leitores
A Biblioteca Municipal de Castelo Branco arrancou com dois projectos que visam a criação de comunidades de leitores. Promover os hábitos de leitora é a principal meta do projecto.
> Eduardo AlvesO projecto “Ler a Dois”, desenvolvido pela Biblioteca Municipal de Castelo Branco, consiste na promoção da leitura das crianças entre os três e os dez anos, acompanhadas por um adulto, fortalecendo assim, os laços familiares e simultaneamente a competência e o gosto pela leitura.
Os objectivos desta iniciativa passam “pela envolvência dos pais e as crianças em actividades de leitura conjunta, promovendo e o estimulando esse gosto ao mesmo tempo que se criam mediadores de leitura – os pais”, referem os promotores da ideia. Para além destas metas, pretende-se também “a habituação de requisição de livros, de modo a criar um momento de leitura em casa, criar novos leitores e aproximar a biblioteca, bem como todos os seus serviços da população”.
Este projecto realiza-se na última quarta-feira de cada mês, às 18 horas, na sala da Hora do Conto da Biblioteca Municipal de Castelo Branco. As próximas actividades realizam-se a 25 de Novembro, 16 de Dezembro, 27 de Janeiro, 24 de Fevereiro, 17 de Março e 28 de Abril.
Uma segunda iniciativa também da mesma entidade denomina-se “Histórias com colo: ver…ler…ouvir… e sentir”. Esta é destinada a bebés dos quatro aos 36 meses e visa a promoção de capacidades linguísticas através dos sons e ritmos das histórias contadas e encenadas. “É um momento muito reconfortante para os bebés, permitindo assim, uma ligação entre pais e os filhos, através da leitura e outras actividades pedagógicas”, sublinham os responsáveis pela estrutura bibliotecária.
Esta actividade decorre na primeira quarta-feira de cada mês, na sala da Hora do Conto, às 18 horas, com um número máximo de 15 crianças. As próximas sessões têm lugar a 2 de Dezembro, 6 de Janeiro, 3 de Fevereiro e 7 de Março.
Multimédia