Voltar à Página da edicao n. 511 de 2009-11-03
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 511 de 2009-11-03   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
José Felippe de Souza

Biónica na UBI

Ciclo de palestras de Bioengenharia na Universidade da Beira Interior.

> Mafalda Dinis

“Introdução à Biónica” foi o tema da palestra de José Felippe de Souza, director curso de Engenharia Electrotécnica e de Computadores da UBI, no dia 30 de Outubro. O docente da UBI abordo a perspectiva tecnológica do ser humano, destacando os dispositivos que o capacitam  com poderes acrescidos, sistemas bio-inspirados, exoesqueletos, alteração genética, robôs e máquinas inteligentes.
José Felippe de Souza definiu a Biónica como “qualquer dispositivo que vai capacitar o ser humano com poderes acrescidos, seja por defeito de nascença, perda em acidente, entre outras”, sendo os dispositivos órgãos artificiais, membros artificiais, próteses e implantes, implantação de um chip na cabeça e exoesqueletos.
O docente comparou o Homem à máquina e falou de tudo o que o Homem pode fazer com ela, “há funções que o ser humano não tem capacidade de produzir com perfeição, mas, por outro lado, há funções humanas que a tecnologia é capaz de reproduzir de melhor forma e mais perfeita”, acrescentou. Ao longo da sua intervenção José Felippe de Souza mostrou que o homem está cada vez mais dependente das máquinas, porque apesar de os robôs não pensarem, fazem coisas muito úteis, e até mesmo coisas que o ser humano não é capaz de fazer.
As palestras estão a decorrer quinzenalmente, às sextas-feiras, durante o primeiro semestre do ano lectivo 2009/2010, no âmbito da disciplina de “Introdução à Bioengenharia”. O público-alvo das palestras são alunos de primeiro e segundo ciclos da Universidade da Beira Interior, e estudantes do Ensino Secundário que mostrem interesse por esta área científica.
O primeiro evento decorreu no dia 2 de Outubro e teve como tema a “Detecção de Pólipos em Imagens Endoscópicas”, conduzido por Luís Alexandre, director de primeiro ciclo de Engenharia Informática. A apresentação abordou o desenvolvimento de um sistema que permite a identificação automática de pólipos em imagem de vídeo, prevenindo, deste modo, o cancro no cólon.

A segunda palestra, teve lugar no dia 16 de Outubro, foi conduzida por João Melo, docente e investigador da Universidade do Minho. A palestra teve como tema as “Nanobiomaterias em regeneração de tecidos”, ferramentas que permitem novas abordagens no tratamento de diversas doenças.


José Felippe de Souza
José Felippe de Souza


Data de publicação: 2009-11-03 00:00:01
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior