Biónica na UBI
Ciclo de palestras de Bioengenharia na Universidade da Beira Interior.
> Mafalda Dinis“Introdução à Biónica” foi o tema da palestra de José Felippe de Souza, director curso de Engenharia Electrotécnica e de Computadores da UBI, no dia 30 de Outubro. O docente da UBI abordo a perspectiva tecnológica do ser humano, destacando os dispositivos que o capacitam com poderes acrescidos, sistemas bio-inspirados, exoesqueletos, alteração genética, robôs e máquinas inteligentes.
José Felippe de Souza definiu a Biónica como “qualquer dispositivo que vai capacitar o ser humano com poderes acrescidos, seja por defeito de nascença, perda em acidente, entre outras”, sendo os dispositivos órgãos artificiais, membros artificiais, próteses e implantes, implantação de um chip na cabeça e exoesqueletos.
O docente comparou o Homem à máquina e falou de tudo o que o Homem pode fazer com ela, “há funções que o ser humano não tem capacidade de produzir com perfeição, mas, por outro lado, há funções humanas que a tecnologia é capaz de reproduzir de melhor forma e mais perfeita”, acrescentou. Ao longo da sua intervenção José Felippe de Souza mostrou que o homem está cada vez mais dependente das máquinas, porque apesar de os robôs não pensarem, fazem coisas muito úteis, e até mesmo coisas que o ser humano não é capaz de fazer.
As palestras estão a decorrer quinzenalmente, às sextas-feiras, durante o primeiro semestre do ano lectivo 2009/2010, no âmbito da disciplina de “Introdução à Bioengenharia”. O público-alvo das palestras são alunos de primeiro e segundo ciclos da Universidade da Beira Interior, e estudantes do Ensino Secundário que mostrem interesse por esta área científica.
O primeiro evento decorreu no dia 2 de Outubro e teve como tema a “Detecção de Pólipos em Imagens Endoscópicas”, conduzido por Luís Alexandre, director de primeiro ciclo de Engenharia Informática. A apresentação abordou o desenvolvimento de um sistema que permite a identificação automática de pólipos em imagem de vídeo, prevenindo, deste modo, o cancro no cólon.
A segunda palestra, teve lugar no dia 16 de Outubro, foi conduzida por João Melo, docente e investigador da Universidade do Minho. A palestra teve como tema as “Nanobiomaterias em regeneração de tecidos”, ferramentas que permitem novas abordagens no tratamento de diversas doenças.
Multimédia