Voltar à Página da edicao n. 511 de 2009-11-03
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 511 de 2009-11-03   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
Um conjunto de fotos sobre Chernobyl e também diversos trabalhos de alunos da UBI fazm parte da oferta cultural da cidade

Fotos de Chernobyl na UBI

Uma mostra de fotografia sobre os acontecimentos após o desastre de Chernobyl e também exposições de arte e design partilham a marca UBI. Na próxima semana, dois eventos têm lugar na academia covilhanense.

> Eduardo Alves

“Fotografia e Memória” é o nome da mostra que o Departamento de Comunicação e Artes da UBI promove no próximo dia 6 de Novembro, pelas 14.30 horas. Uma mostra de fotografia da autoria de Kasia Krynska, tem lugar na Cinubiteca e vai contar com a presença da autora.
Krynska nasceu em Varsóvia, capital da Polónia, em 1972. Arquitecta pela Universidade de Arquitectura de Varsóvia, diplomada pela Academia Europeia de Fotografia, usa a Rolleiflex, a Holga e a Polaroid. “Inicialmente tímidas, as minhas primeiras aventuras com a fotografia converteram-se numa forma de exprimir emoções reais. Descobrindo o mundo com a câmara na mão, deparei-me com uma nova faceta da fotografia – a minha própria realidade, visível, mas também a invisível, que se oculta em sombras e premonições. Hoje, para mim, a fotografia é uma maneira de contar histórias simples e captar momentos antes que eles desapareçam para sempre”, explica a autora do trabalho que vai ser exibido na Covilhã.
A inspiração para esta série de fotografias foi Prypiat, uma zona encerrada por questões de segurança após a falha do quarto reactor atómico de Chernobyl. "Time of Decay" é um registo feito 23 anos após o desastre, é um convite/memória para uma caminhada num espaço absorvido pelo tempo.
Uma série de 32 fotografias a preto e branco, divididas em oito capítulos, representam etapas de amadurecimento e autoconhecimento na vida de Kasia Kryoska. Trata-se de uma história sobre sentimentos, emoções, premonições debaixo da pele, sobre um mundo que não está visível. Imagens fotográficas sobre momentos belos e cruciais na vida dos humanos.
Também hoje, terça-feira, 3 de Novembro, tem início o projecto “Clicka”. Um propósito que surge da iniciativa de um grupo de jovens do ramo das Artes e do Design, maioritariamente composto por estudantes universitários, com o objectivo de dinamizar o panorama cultural e artístico da região Centro. Aberto à participação de estudantes apenas da Universidade da Beira Interior, este evento nasce da necessidade da criação de laços entre os alunos provenientes de diversas áreas, num espírito de partilha de conhecimentos, visando a interdisciplinaridade e a promoção de atitudes pró-activas e a criação de sinergias.
Nesta mostra colectiva que conta com Iria Peres, Eduarda Pinto, Marta Santos, Ana Carvalho, Nelson Costa e Silva, Diana Ferreira, Rui Dagot, Miguel Angelus, Inês Ribeiro Alves, Pedro Gonçalves e Vasco Mendes, entre outros, apresentam-se trabalhos de fotografia, pintura, ilustração, multimédia, design e ainda uma mostra de curtas-metragens, estando o design industrial em relevo a partir do dia 16 de Novembro. Um conjunto de trabalho podem ser visto na galeria de exposições Tinturaria.


Um conjunto de fotos sobre Chernobyl e também diversos trabalhos de alunos da UBI fazm parte da oferta cultural da cidade
Um conjunto de fotos sobre Chernobyl e também diversos trabalhos de alunos da UBI fazm parte da oferta cultural da cidade


Data de publicação: 2009-11-03 00:05:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior