Calvário enche-se de capas negras
Cumpriu-se uma vez mais a tradição que reúne todos os anos veteranos, caloiros e habitantes da Covilhã no início oficial da Recepção ao Caloiro.
> Diogo JesusA Serenata da Recepção juntou centenas de estudantes no Calvário, na noite de dia 25 de Outubro. O evento contou com a presença do Grupo de Fados e Guitarradas “A Velha Cabra”, de Coimbra, e terminou com o habitual grito académico proferido pelo Imperatorum, responsável máximo pela praxe na UBI.
Marcada pelo anúncio da saída do Imperatorum das suas funções, a Serenata assinalou o início da Recepção ao Caloiro 2009. Durante cerca de uma hora, o fado foi o género musical por excelência, num evento que juntou alunos, mas também muitos covilhanenses que fazem questão de participar neste momento constituinte da vida académica Ubiana.
No final da Serenata, Pedro Venâncio, presidente da AAUBI, sublinhou que “a associação académica está de volta” referindo-se ao período conturbado que a instituição tem vivido no último ano. Pedro Manquinho dirigiu aos estudantes o seu último grito académico numa Serenata da Recepção na qualidade de Imperatorum, cargo que deverá abandonar no final deste ano lectivo.
Após o tradicional grito académico decorreu uma sessão de fogo-de-artifício lançado nas traseiras da Capela do Calvário, algo que não agradou a todos os presentes. Alexandra Lanzinha, aluna de Ciências da Comunicação e funcionária da Ubi há 17 anos, refere que “ não tem nada a ver, os alunos já não guardam o respeito devido nestas ocasiões. Se a Serenata continuar como até aqui a tradição vai-se perder”.
Do Largo do Calvário muitos dos estudantes dirigiram-se para o bar académico (BA) continuando a comemorar o início da Recepção até de madrugada.
Multimédia