"No telemóvel, a informação vem ter connosco"
António Fidalgo abriu o 1º Encontro da Montanha com o tema “Jornalismo e telemóveis”.
> Ana Gonçalves“O telemóvel está sempre ligado e anda sempre connosco” afirmou António Fidalgo para mostrar a importância que o telemóvel tem vindo assumir na vida das pessoas. O professor revelou que existem 4.6 mil milhões de telemóveis no mundo: “já se venderam mais telemóveis que máquinas fotográficas ao longo de toda a história”reforçou o docente.
António Fidalgo mostrou a diferença entre a tecnologia push, que permite a qualquer pessoa receber um SMS ou chamada no seu telemóvel sem fazer nada, e a tecnologia pull, em que o utilizador tem de procurar a informação. O verdadeiro interesse desta tecnologia push é o facto desta poder servir como um filtro entre as notícias hard news e as noticias consideradas sem importância. “A informação torna-se mais valiosa quando o receptor não está à sua espera” destacou António Fidalgo
O professor da UBI disse ainda que o telemóvel permite ao jornalista estar em todo o lado e receber informação a qualquer hora do dia. “No telemóvel a informação vem ter connosco” afirmou o docente. O facto do telemóvel se encontrar sempre ligado permite a recepção de notícias através de alertas e assim a importância da tecnologia push.
Após a intervenção de abertura, seguiu-se o painel de convidados em representação da investigação que se faz nas universidades.
Multimédia