Delphi da Guarda despede 500 funcionários
A multinacional que produz cablagens, sobretudo para a indústria automóvel, anunciou o despedimento de 500 funcionários na sua unidade instalada na Guarda. Há já vários anos que a empresa avançava esta decisão, mas só agora foi confirmada.
> Eduardo AlvesDepois de vários anúncios, a certeza. Quinhentos funcionários da Delphi da Guarda vão ficar sem emprego. A multinacional que produz cablagens para a indústria automóvel tem uma unidade instalada na cidade mais alta de Portugal que emprega actualmente 940 trabalhadores.
O anúncio de um despedimento em larga escala já vinha sendo feito há mais de anos, mas agora chega a confirmação por parte da administração desta entidades. Ao todo, 500 funcionários vão perder o seu posto de trabalho, 300 são dispensados até final do ano, e 200 até final de Março de 2010. Em declarações à Agência Lusa, os responsáveis da empresa referem que a decisão foi tomada tendo em conta “a redução da actividade da empresa”. A mesma fonte garante ainda que o despedimento de 500 funcionários é a forma encontrada para manter a unidade operacional. Esta multinacional tem ainda uma unidade em Ponte de Sôr.
Para já, sindicatos e Governo Civil da Guarda manifestaram-se preocupados com o cenário social que esta situação vai provocar. Maria do Carmo Borges, governadora civil, espera que o próximo executivo liderado por José Sócrates promova medidas de apoio social a estes desempregados.
Multimédia