Voltar à Página da edicao n. 509 de 2009-10-20
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 509 de 2009-10-20   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
O evento é organizado pelo Labcom

Novos jornalismos em debate

O Laboratório de Comunicação e Conteúdos On-Line (Labcom) está a promover um encontro sobre as novas plataformas para o jornalismo. Novos telemóveis, Smartphones e outros dispositivos móveis estão no centro da investigação.

> Eduardo Alves

Os novos dispositivos móveis vieram abrir plataformas de transmissão de informações. Um grupo de investigadores do Labcom, Laboratório de Comunicação e Conteúdos On-Line, sedeado na UBI, está a desenvolver esforços para criar novas formas de jornalismo, pensadas para telemóveis, Smartphones e outros dispositivos similares.
Durante três dias, a Pousada da Juventude, nas Penhas da Saúde, vai acolher um encontro de jornalistas, investigadores, profissionais de redes móveis e outros. Um evento que servirá “para conhecer o que querem os jornais, as rádios e as televisões neste tipo de jornalismo e quais as aplicações que devem ser desenvolvidas para rentabilizar os seus produtos”, explica João Canavilhas, organizador do evento e investigador da área.
Neste momento, aquilo que se perspectiva, “é que em 2012 a Internet será a primeira fonte de informação e em 2020 os dispositivos móveis serão a principal forma de aceder à Internet". Com base nestas previsões, o Labcom iniciou esta nova linha de investigação "em 2015 possa estar identificada uma linguagem jornalística própria que explore as características dos dispositivos móveis, nomeadamente os smartphones”. João Canavilhas garante que está a nascer uma nova forma de jornalismo autónomo que "se assemelha ao webjornalismo, mas com algumas particularidades que devem ser estudadas ”. O investigador e docente da UBI acredita que os smartphones  “poderão gerar um interessante modelo de negócio para as empresas de comunicação”.
Este evento apresenta também uma forte ligação entre a academia a indústria. Canavilhas sublinha que “esta é uma iniciativa onde se vai abrir espaço para que as operadoras móveis, meios de comunicação e produtores de software, se juntem aos investigadores para falar sobre o que deve ser feito. Queremos que os operadores móveis nos digam o que pensam deste jornalismo, que as rádios e televisões expliquem o que esperam para rentabilizar os seus produtos e que os informáticos digam o que é possível fazer neste campo”.
O programa começa na sexta-feira com um jantar e apresentação do projecto N4PD, pelas 21 horas. O dia forte é sábado, dia 24, que começa com uma comunicação de António Fidalgo sobre “Jornalismo e telemóveis”, à qual se segue o Painel Academia, com, Carlos Scolari, da UVIC, que apresenta uma comunicação sobre “mComunicación: el surgimiento del 'new new media' en el ecosistema mediático”, Josep Micó, da Universidade Ramón LLul, com “Llamada en espera: Periodistas inmóviles ante el periodismo móvil” e João Canavilhas, da UBI, com “Conteúdos jornalísticos para smartphones: iPhone apps”.
Pelas 11.30 horas é a vez de António Gil, da Dom Digital, falar da “Construção de mobile web sites universais – como reproduzir conteúdos automaticamente em 5.000 dispositivos móveis diferentes”, Marco Oliveira, do Labcom, apresenta “Notícias para dispositivos móveis: Aplicações web e nativas” e Benjamin Júnior fala sobre a “o Sapo e as multiplataformas”.
Os trabalhos recomeçam cerca das 15 horas, com o painel Meios de Comunicação. António Granado, do Público Online, vem falar sobre “Jornalismo móvel: entre o sonho e a realidade”, Miguel Martins, do Expresso Multimédia, apresenta uma comunicação intitulada “Jornalismo Mobile: A fusão a frio nos Media”, e Alexandre Brito, “coordenador da redacção multimedia da RTP, fala sobre “Jornalismo Mobile: primeiros passos”.
No painel Operadoras móveis, que tem início às 17 horas, Isabel Libório, da Vodafone Portugal apresenta “O jornalismo pode caber no bolso?”, Rita Teixeira explica os passos dados pela TMN e Douglas Cavallari faz o “Raio X do jornalismo mobile no Brasil”.
O encerramento das apresentações é feito por Juan Miguel Aguado, da Universidade de Múrcia, pelas 18.30 horas, com uma comunicação intitulada “De la cuarta pantalla al medio líquido: concepciones divergentes sobre la integración del medio móvil en el ecosistema mediático”. Todos os desenvolvimentos das jornadas podem ser seguidos através do blog oficial.


O evento é organizado pelo Labcom
O evento é organizado pelo Labcom


Data de publicação: 2009-10-20 00:03:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior