UBI acolhe alunos do programa Erasmus
São 139 alunos estrangeiros que estão na Covilhã para frequentar um semestre na Universidade da beira Interior. O início do ano lectivo, para estes alunos, foi assinalado na passada sexta-feira, na Biblioteca Central da UBI.
> Eduardo AlvesUm conjunto alargado de idiomas pairava no bar da Biblioteca Central da UBI, na passada sexta-feira, 16 de Outubro. A sessão de boas vindas aos 139 alunos do programa Erasmus contou com estudantes de quase toda a Europa.
A Covilhã serve agora de casa a alunos oriundos da Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, França, Holanda, Itália, Letónia, Polónia, Roménia e Turquia. Segundo Paulo Almeida, responsável pelos assuntos académicos da UBI, “estes números espelham bem a já conseguida internacionalização da UBI”. O vice-reitor garante que “no futuro, a posição da UBI passa por reforçar este tipo de parcerias com instituições estrangeiras, não só a nível de Erasmus, mas também de alunos do terceiro ciclo”. Uma posição que tem como objectivo o reforço da investigação, “o que pressupõe a existência de terceiros ciclos e de investigações partilhadas com outras instituições”.
Paulo Almeida garante que “existe um forte empenho da nossa instituição no sentido de fomentar as relações com outras universidades, quer europeias, quer brasileiras e também dos Estados Unidos da América”.
O Programa LLP/ERASMUS é um programa de acção comunitária no domínio da aprendizagem ao longo da vida que oferece aos estudantes a possibilidade de efectuarem um período de estudos/ estágio numa outra Universidade/empresa Europeia, com reconhecimento académico (como parte integrante do programa de estudos da universidade de origem). Uma iniciativa que tem como objectivo promover a dimensão europeia e melhorar a qualidade da educação através do fomento da cooperação entre os países participantes. Na óptica dos responsáveis pela academia covilhanense, “este tipo de participação deve ser recíproca, ou seja, tentamos levar alunos da UBI para fora e receber também estudantes de outras instituições”, sublinha.
Multimédia