AMCB disponibiliza mapas interactivos dos concelhos
A Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB) acaba de disponibilizar um conjunto de mapas interactivos onde estão identificados do Planos Directores Municipais (PDM’s) de cada concelho associado.
> Eduardo AlvesSão 13 os concelhos que têm os seus PDM’s na nova base informática da associação de municípios. Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Mêda, Pinhel, Penamacor, Sabugal e Trancoso estão agora inseridos nesta plataforma que visa dar cumprimento à lei que obriga as autarquias a disponibilizar os seus Planos Municipais de Ordenamento do Território na Internet. Esta nova plataforma reúne os PDM’s desde 11 de Setembro e permite um conjunto variado de utilizações. Para além da consulta dos diferentes mapas, o utilizador pode ainda “ cruzar informação com as classes de espaço, com o regulamento e condicionantes do PDM e imprimir a informação resultante das suas análises, servindo como uma primeira aproximação à viabilidade de transformação do terreno rústico”, adiantam os responsáveis.
Este tipo de plataforma informática “permitirá no futuro fazer pesquisas, visualização e consulta aos processos de obras das câmaras municipais partindo da localização dos processos”, acrescentam os responsáveis pela AMCB. Para já, “é possível a digitalização de um polígono directamente no interface Web”.
A plataforma, designada Sistema de Informação Geográfica Intermunicipal (SIGI), permite a consulta prévia do PDM a partir de um determinado ponto do território, cruzamento da informação com a toponímia, rede viária, regulamento ou condicionantes daquele instrumento de gestão territorial, bem como editar on-line a delimitação de uma parcela de terreno, calcular distâncias e áreas, imprimir uma planta de localização, entre outros temas. Uma ferramenta que custou cerca de 500 mil euros, co-financiados pelo Programa Operacional da Região Centro [MaisCentro].
Multimédia