UBI ensina da prevenir a Gripe A
Na última terça-feira, 6 de Outubro, o anfiteatro nº1 da UBI recebeu a Infecciologista do Hospital da Cova da Beirã, Leopoldina Vicente. A sessão de esclarecimento teve como tema principal “Gripe Pandémica: a importância da prevenção como medida de saúde pública”.
> brunosousaA sessão de esclarecimento, que teve lugar na UBI, procurou informar sobre algumas dúvidas existentes acerca do vírus da gripe A. Com um discurso simples e conciso foram abordadas por Leopoldina Vicente, médica no Centro Hospitalar da Cova da Beira, questões mais técnicas relacionadas com o vírus H1N1, numa sessão de esclarecimento que visava em particular os funcionários da UBI.
O discurso teve como pontos altos o desenvolvimento que o vírus alcançou até se transformar no que hoje em dia se classifica como Gripe A ou Vírus H1N1. Foi descrito o seu progresso ao longo dos tempos, a sua comparação com a gripe sazonal e o que fazer para evitar que este se propague. Na parte da propagação foram referidas as medidas que devem ser tomadas por todos para evitar a transmissão.
No final Leopoldina Vicente esclareceu as dúvidas dos presentes, salientado que o Hospital Pêro da Covilhã “está preparado, organizado e esquematizado para qualquer situação, incluindo a de surto”. Quando questionada sobre as vacinações, a Infecciologista recorreu às regras colocadas em funcionamento pela Direcção Geral de Saúde.
No final da sessão, a vice reitora, Ana Paula Coelho Duarte agradeceu a presença de Leopoldina Vicente e sanou as preocupações dos presentes dizendo que “todos os funcionários que entenderem que necessitam de utensílios para poderem fazer melhor o seu trabalho podem requisitar o material ao economato”. Por fim, anunciou que serão efectuadas em breve “mais sessões de esclarecimento sobre o plano de contingência para outros públicos alvo”.
Multimédia