Voltar à Página da edicao n. 507 de 2009-10-06
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 507 de 2009-10-06   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
Apoiar os alunos em casos pontuais é o objectivo do fundo social da AAUBI

AAUBI em gala solidária

A discoteca & Companhia foi ontem palco de uma gala de solidariedade promovida pela Associação Académica da Universidade da Beira Interior. Recolher fundos para apoiar estudantes em situações de risco foi o principal objectivo.

> Eduardo Alves

Mesmo com o apoio da Acção Social atribuído por parte da Universidade da Beira Interior, “existem sempre casos de maiores necessidades, casos de risco”, começa por explicar Rui Garcia. O aluno de Design Multimédia que preside à Comissão de Gestão da academia covilhanense, explica que “neste momento temos conhecimento de aproximadamente 15 casos de alunos que têm várias propinas em atraso ou não conseguem fazer face às despesas mais prementes como alimentação e renda de casa, devido a situações familiares imprevistas como divórcio dos pais ou até falecimento de um familiar mais próximo”. Por esse motivo, a AAUBI procurou diversas parceiras, nomeadamente junto da Reitoria da UBI, da Câmara da Covilhã, do Rotary Club da Covilhã e do núcleo local da Cruz Vermelha Portuguesa. Nesse sentido, ontem, 5 de Outubro, decorreu uma gala de angariação de fundos “onde actuaram as várias tunas da UBI e onde se deu a conhecer a necessidade da criação de um fundo de apoio para este tipo de casos”.
Quer a instituição de ensino, quer as restantes entidades consultadas pela associação, mostraram a sua disponibilidade para apoiar esta causa. Dessa forma, Rui Garcia espera agora conseguir verbas suficientes para criar um fundo de apoio aos alunos que funcione “apenas em casos pontuais e quando a Acção Social da UBI não conseguir dar resposta aos casos”.
Nesse sentido, o dinheiro será gerido por uma comissão composta por alunos da AAUBI e “nunca será atribuído a fundo perdido”. Os alunos que tenham de recorrer a este fundo, “podem dirigir-se à associação ou ao Provedor do Estudante, entidade que também irá analisar os processos e depois de lhes ser atribuído um determinado montante, esse valor terá de ser reposto, ou novamente em dinheiro, ou através de trabalho comunitário ou apoio à AAUBI”, salienta ainda.


Apoiar os alunos em casos pontuais é o objectivo do fundo social da AAUBI
Apoiar os alunos em casos pontuais é o objectivo do fundo social da AAUBI


Data de publicação: 2009-10-06 00:26:10
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior