Voltar à Página da edicao n. 507 de 2009-10-06
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 507 de 2009-10-06   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
O Festival Y apresenta este ano a sua sétima edição

Festival Y em quatro cidades

Está apresentado mais um programa do Festival Y. Para a edição de 2009, os responsáveis pela Quarta Parede, entidade promotora deste festival de artes performativas, esperam conseguir manter a qualidade das edições anteriores.

> Eduardo Alves

Começa amanhã a sétima edição do Festival Y. Entre 7 e 31 de Outubro, palcos de quatro cidades vão servir de espaço para várias artes. Na apresentação do programa, que decorreu no hall do Teatro Cine da Covilhã, Rui Sena, director artístico da Quarta Parede confessou que o objectivo principal passa por manter a qualidade a que este evento tem vindo habituando os seus espectadores.
Um ano que servirá, acima de tudo, para consolidar o projecto. Na óptica de Sena, esse é um objectivo “perfeitamente alcançável”, até porque, o Y “traz à região alguns dos mais importantes espectáculos contemporâneos das artes de palco”.
Da dança à música, da multimédia às dramaturgias emergentes, “mapeamos novos espectáculos e novos criadores, sempre a pensar no espectador como primeiro destinatário de objectos artísticos que dificilmente fariam itinerância pelo interior do país”, refere também o director artístico da entidade promotora do festival.
Espectáculos contemporâneos que apresentem novas formas de arte são a principal imagem de um cartaz repleto de actividades como o teatro, a performance musical ou o multimédia. Um cartaz com um papel cultural que se quer “incisivo e decisivo”.
Rui Sena vinca também a ideia de que toda a edição deste festival foi construída “com a melhor cooperação dos directores das salas na Covilhã, no Fundão, na Guarda e na única extensão do Festival, em Torres Novas”. O festival de artes perfomativas na Covilhã decorre no Teatro Cine e também no auditório do Teatro das Beiras, no Fundão, na Moagem; na Guarda, no Teatro Municipal e em Torres Novas, no Teatro Virgínia.
Amanhã, quarta-feira, 7, tem lugar a primeira actividade do festival. O auditório do Teatro das Beiras acolhe a peça “Eurovision”, dos Teatro Praga, pelas 21.30. O festival volta a este espaço a 22 de Outubro, com a performance de Helena Botto, intitulada “O Álbum”, também às 21.30 e ainda, no dia 29, onde é a vez dos Mala Voadora apresentarem uma outra performance, intitulada “O decisivo na política não é o pensamento individual, mas sim a arte de pensar a cabeça dos outros”.
Na Guarda, todos os espectáculos têm lugar no Pequeno Auditório do Teatro Municipal e decorrem a partir das 21.30 horas. O festival organizado pela Quarta Parede passa no dia 16 de Outubro, com a dança de Olga Mesa que apresenta um espectáculo intitulado “Solo a ciegas”, mas também no dia 24, com David Fernández a apresentar uma peça de teatro e multimédia, intitulada “El corazón, la boca, los hechos y la vida”. A cidade mais alta de Portugal vai ainda acolhe, dia 28 de Outubro, a ópera multimédia dos Miso Ensemble, intitulada “Itinerário do Sal”.
No Teatro Virgínia, de Torre Novas, Patrícia Portela apresentará o seu “Audiomenus”, nos dias 23, 24 e 25 de Outubro, em vários locais da cidade, ao longo do dia. A 31 de Outubro, o auditório do Virgínia recebe, a partir das 21.30 horas, o espectáculo acrobático de João Paulo dos Santos, intitulado “Contigo”.

> a18320 @ ubi . pt em 2009-10-07 16:24:15
Sugestão: Onde está o link para o programa, ou o site oficial? Isto é uma página do final da internet?

> aminhaldeia @ sapo . pt em 2009-10-08 21:44:58
Este festival promete :) Se desejar mais sugestões com informações para este fim-de-semana na Beira,pode dar uma espreitadela no blogue www.susitour.blogspot.com Ou conheça o que há de mais bonito e intrigante no Interior de Portugal através do blogue www.aldeiadaminhavida.blogspot.com Cumprimentos Olho de Turista


O Festival Y apresenta este ano a sua sétima edição
O Festival Y apresenta este ano a sua sétima edição


Data de publicação: 2009-10-06 00:02:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior