Voltar à Página da edicao n. 507 de 2009-10-06
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 507 de 2009-10-06   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
Este ano foram várias as categorias distinguidas neste festival

IMAGO já tem vencedores

Já são conhecidos os vencedores dos vários prémios a concurso no Festival de Cinema Jovem do Fundão. Diversas obras de ficção, animação e documentário levam prémios deste evento.

> Eduardo Alves

Os vencedores do IMAGO 2009 já são conhecidos. Na décima edição do Festival de Cinema Jovem do Fundão, os diferentes membros dos júris decidiram atribuir o Prémio Auto Nevcar/Suzuki, do Público, a Ground Beneath, Rene Hernandez, na categoria Ficção. O Prémio do Júri Onda Curta / RTP2, com aquisição de direitos para exibição na televisão pública foi para Mei Ling, de Stéphanie Lansaque & François Leroy, na categoria Animação; para Chick, de Michal Socha, também de Animação; para Danse Macabre, de Pedro Pires, na categoria Experimental; para Glong!, de Romain Blanc-Tailleur e Damien Pelletier, na categoria de Animação; para Lost World, de Gyula Nemes, na categoria de Documentário e para My Rusty Dusty Head, de Moonjoo Lee, também na categoria de Animação. Este prémio teve como júri João Garção Borges, Marco Campardo e Vasco Menezes.
No que respeita ao Prémio IPJ / Under 25, o vencedor foi Ollo, do francês Marc Hericher. A concorrer na categoria Animação, este filme foi considerado pelo júri como uma obra “muito bem filmada, com uma luz e fotografia muito bonitas, para além dos aspectos técnicos bem trabalhados e eficazes. Foi uma experiência muito bem conseguida sem nenhum tipo de pretensão e com interlúdios gráficos muito bem feitos e muito originais”. O prémio foi entregue por Teresa Candeias, do IPJ. O júri desta categoria foi constituído por Leonor Castro Pinto, Ricardo Macedo e Barry Hogan.
Alexandre Caparroz, Luke Morris, Francesca Luise, Miguel Ángel Barroso e Salete Ramalho foram os membros do júri dos prémios Competição Internacional. No caso do Prémio Heineken do Júri, entregue por Pedro Geraldes, da Heineken Portugal, o vencedor foi “Love You More”, de Sam Taylor-Wood”. No que respeita ao Prémio Jovem Realizador Europeu, entregue pelo vereador da Câmara do Fundão, Paulo Fernandes, o vencedor foi o português João Nicolau, com “Canção de Amor e Saúde”, cujo júri distinguiu devido ao facto de se tratar de uma obra que conta com uma “realização elegantemente insolente”. No Grande Prémio Cidade do Fundão, também entregue por Paulo Fernandes, a distinção foi para “Roma”, de Elisa Miller. Um prémio atribuído “pelo carácter humanista, pelo cuidado e correcção da realização”, mostrados pela cineasta mexicana.


Este ano foram várias as categorias distinguidas neste festival
Este ano foram várias as categorias distinguidas neste festival


Data de publicação: 2009-10-06 00:01:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior