Voltar à Página da edicao n. 506 de 2009-09-29
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 506 de 2009-09-29   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
João Leitão já foi docente da UBI e é agora o novo administrador

UBI tem novo administrador

João Carlos Correia Leitão é o novo administrador da academia covilhanense. Investigador, docente de várias instituições universitárias onde se inclui a UBI e gestor, João Leitão foi a personalidade escolhida para gerir as contas da instituição.

> Eduardo Alves

O antigo docente do Departamento de Gestão e Economia da UBI, João Carlos Correia Leitão é agora o novo administrador da academia covilhanense. Uma decisão conhecida na passada semana e que vem assim dar seguimento à implementação da nova equipa reitoral.
Há muito ligado à instituição, onde foi aluno e posteriormente docente, João Leitão ocupa agora um dos cargos de maior importância na gestão da entidade. Nas suas primeiras declarações ao Urbi, o novo administrador sublinha que “foi uma honra receber este convite”. O antigo docente do Departamento de Gestão que vai assumir funções a partir de Outubro explica que vem para este novo cargo com o intuito de “integrar uma equipa que está já formada e a trabalhar e à qual vou dar o meu apoio”. Um apoio que passa, entre outras metas “pela internacionalização da academia”.
O novo administrador, colaborador assíduo do Urbi, onde tem publicado diversos artigos de opinião e pontos de vista sobre as mais diversas áreas exerceu actividade profissional em diversos cargos de gestão pública e privada, entre eles, o de docente universitário e investigador.
Aluno e docente da UBI, desempenhava actualmente funções de professor coordenador convidado no Instituto Politécnico de Portalegre. Desenvolveu toda a sua actividade profissional entre a gestão pública e privada, a docência e a investigação. Na área da administração de instituições académicas, destaque para o facto de ter já desempenhado o cargo de administrador do Instituto Politécnico de Portalegre. Foi também quadro superior da LIDL&Ca, consultor da Global Change Consultores, SA e consultor da Associação Industrial Portuense. A sua formação académica baseia-se na área da Gestão e Economia, sendo licenciado em Gestão, mestre em Ciências Económicas e doutor em Economia pela Universidade da Beira Interior, tendo defendido uma tese sobre Estratégias de Integração Vertical e de Fixação de Preços, uma área da Economia Industrial. Foi professor auxiliar na UBI e no Instituto Superior Técnico (IST), sendo ainda coordenador científico do mestrado em Empreendedorismo e Gestão de PME do IPP.
As suas áreas de docência incluíram a Microeconomia, o Marketing, a Negociação, os Métodos de Previsão, o Controlo de Gestão e o Empreendedorismo Tecnológico. É ainda investigador integrado no IN+/Centro para a Inovação, Tecnologia e Investigação de Políticas do IST/UTL e colaborador externo do Núcleo de Estudos em Gestão da Universidade do Minho. É investigador externo afiliado ao Max Planck Institute of Economics, um prestigiado instituto de investigação na Alemanha. No âmbito da sua área de investigação é especialista em políticas públicas e empreendedorismo, dirigindo a área de política do conselho de directores do European Council for Small Business and Entrepreneurship, e desempenhando as funções de  Presidente do Conselho Fiscal da Junior Chamber International de Portugal.
No seu currículo, João Leitão apresenta um conjunto de relações académicas internacionais que lhe permitem estar associado aos conselhos editoriais do International Journal of Entrepreneurial Venturing; do International Review on Public and Non Profit Marketing; do Süleyman Demirel University; do South African Journal of Information Management; do Portuguese Journal of Marketing; e dos New Economics Papers e Munich Personal RePEc Archive tendo recentemente sido chair na UBI da importante conferência internacional ‘RENT XXII - Entrepreneurship as an Engine for Regional Development - Research in Entrepreneurship and Small Business’, uma organização conjunta com o European Council for Small Business and Entrepeurnership e o European Institute for Advanced Studies in Management.
No entender dos responsáveis académicos, João Leitão apresenta o perfil e o percurso adequado ao cargo de administrador da universidade, perfil que se enquadra no da nova geração de administradores altamente qualificados das universidades portuguesas. Tal como inicialmente previsto, e com o objectivo de assegurar de forma eficiente o controlo orçamental e a consolidação de contas do Grupo UBI, João Leitão assegurará também a Administração dos Serviços de Acção Social.


João Leitão já foi docente da UBI e é agora o novo administrador
João Leitão já foi docente da UBI e é agora o novo administrador


Data de publicação: 2009-09-29 00:01:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior