UBI já tem novos regulamentos
As novas linhas de gestão da Universidade da Beira Interior foram já aprovadas pelo reitor da instituição covilhanense. Através de despacho reitoral, João Queiroz ratificou o Regulamento das Faculdades.
> Eduardo AlvesO Regulamento das Faculdades da Universidade da Beira Interior, elaborado ao abrigo dos Estatutos está aprovado. Depois das várias sessões de discussão por todas as faculdades da UBI e da recolha de sugestões, o documento final foi redigido segundo as directrizes “superiormente balizadas pela Lei e pelos Estatutos”.
Este processo, que agora termina com a aprovação em despacho reitoral do Regulamento das Faculdades e do Regulamento Eleitoral, “promoveu uma ampla participação da academia, a qual produziu efeitos reais na construção do documento final”, adiantam os responsáveis pela reitoria.
Com o Despacho Reitoral nº 36/2009, que aprova o Regulamento das Faculdades da UBI, foi também conhecido o Regulamento Eleitoral, com o respectivo calendário eleitoral, bem como o Regulamento de Eleição do Senado. Documentos que foram enviados ao Conselho Geral, para aprovação, e que se juntam ao Regulamento de Criação, Extinção e Transformação de Sub-Unidades Orgânicas e Centros.
Segundo os responsáveis pela academia covilhanense, “estes documentos são não só essenciais para a completa implementação dos novos órgãos na Universidade, ao abrigo do RJIES, bem como enformam uma nova estrutura organizacional, mais clara, transparente e eficiente, inspirada nas boas práticas de funcionamento dos Cursos, dos Departamentos e das Faculdades”.
Desta forma é dado início aos diversos processos eleitorais, cujos primeiros sufrágios terão lugar durante o mês de Outubro. João Queiroz, reitor da UBI, espera que estes períodos “constituam um espaço temporal propício ao debate de ideias, e que reflictam a maturidade e o empenho da nossa comunidade académica”.
Multimédia