Figueiredo Dias vence Prémio Eduardo Lourenço
A quinta edição do Prémio Eduardo Lourenço distinguiu o professor catedrático Figueiredo Dias. Docente e investigador na área das Ciências Jurídicas, Figueiredo Dias vê a sua obra reconhecida com um dos mais prestigiados galardões.
> UrbiO Professor Catedrático Figueiredo Dias foi o candidato galardoado da V Edição do Prémio Eduardo Lourenço, instituído pelo Centro de Estudos Ibéricos com o nome do seu mentor e Presidente Honorário.
Destinado a distinguir personalidades ou instituições de língua portuguesa ou língua espanhola que tenham demonstrado intervenção relevante e inovadora na cooperação transfronteiriça e na promoção da identidade e da cultura das comunidades ibéricas, esta edição recebeu candidaturas de personalidades e instituições dos dois países.
Reunido na Guarda, no passado dia 18 de Setembro, o júri, presidido pelo Reitor da Universidade de Coimbra, Fernando Seabra Santos deliberou atribuir o prémio a Figueiredo Dias.
O júri valorizou o destacado papel do catedrático, considerando ser uma “personalidade incontornável da nossa ciência jurídica nacional e internacional. Realçou ainda o trabalho relevante que Figueiredo Dias desenvolveu em Portugal e Espanha no âmbito das ciências jurídicas e em particular do Direito Penal”.
Figueiredo Dias é professor catedrático de Direito Penal, Processo Penal e Ciência Criminal da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e Presidente do Conselho Científico da mesma Instituição. Entre outros cargos de reconhecido mérito, destaca-se o de Professor visitante e membro do Conselho Científico da Faculdade de Direito de Macau.
O prémio, com o valor pecuniário de dez mil euros, será entregue em Sessão Solene no próximo dia 27 de Novembro, Dia da Cidade.
Multimédia