Provedor do Estudante toma posse
Pedro Pombo começa hoje, terça-feira, 15 de Setembro, as suas funções de Provedor de Estudante. Esta nova função é encarada pelo antigo aluno da UBI como um desafio estimulante para o qual pretende estar à altura.
> Eduardo AlvesO antigo aluno de Sociologia da UBI, escolhido pelo Conselho Geral da instituição para o cargo de Provedor do Estudante, inicia hoje funções. Pedro Pombo espera “dar substância ao cargo”.
Segundo as novas linhas orientadoras das instituições de Ensino Superior, está criada a figura do Provedor do Estudante, uma entidade independente que tem como função a defesa e a promoção dos direitos e interesses legítimos dos estudantes no âmbito da universidade.
O antigo aluno da UBI vai ocupar o cargo durante dois anos, tempo que irá ter para analisar as exposições dos alunos sobre matérias pedagógicas e matérias administrativas com elas conexas e dirigir aos órgãos competentes da UBI as recomendações que considere necessárias e adequadas à prevenção e reparação das irregularidades ou injustiças verificadas e a melhorar os procedimentos nestas matérias. Em declarações ao Urbi, Pedro Pombo mostra-se expectante no trabalho que vai encontrar e confia “na colaboração de todos para que este novo cargo seja desempenhado da melhor forma”.
Pelo lado de João Queiroz, reitor da academia covilhanense, “o provedor terá todo o apoio”. O responsável máximo pela instituição espera que o provedor do estudante “venha a ajudar a resolver e a melhorar os processos e os procedimentos que ocorrem na Universidade da Beira Interior, com os alunos, mas também, que seja um parceiro na melhoria da qualidade na universidade e numa relação muito estreita, não diria com o Reitor, mas com os Conselhos Pedagógicos, com os Presidentes das Faculdades, com os alunos, com a Associação Académica, com os Núcleos de Estudantes e portanto, a expectativa é grande e confio que a sua presença vai ser muito positiva”.
A actividade do Provedor desenvolve-se preferencialmente em articulação com os Conselhos Pedagógicos das Faculdades, com a Associação de Estudantes e com os Serviços de Acção Social, nos termos fixados pelo Regulamento a aprovar pelo Conselho Geral.
Multimédia