Covilhã recebe aviões da Europa
O Air Cargo Challenge, um concurso de aviões desenvolvidos por alunos de aeronáutica de toda a Europa, teve lugar no passado fim-de-semana na Covilhã. Mais de 150 estudantes vindos de dez países testaram as suas aeronaves nos céus da “cidade neve”.
> Eduardo AlvesHá dois anos, o “Pegasus 2”, um avião não tripulado concebido na UBI, venceu um dos mais prestigiados concursos de aeronáutica promovido pelas associações de estudantes desta área. Num voo onde levantou sete quilos de carga útil, o Pegasus fez história e trouxe para a Covilhã a organização deste evento.
E foi precisamente a edição de 2009 deste concurso direccionado para alunos universitários, que teve lugar no passado fim-de-semana, no Aeródromo da Covilhã. O Núcleo de Alunos de Engenharia Aeronáutica da UBI (AeroUBI) foi o responsável pela organização do desafio que este ano contou com a participação de um número recorde de equipas. Ao todo, 18 equipas entre as quais uma da UBI, vindas de dez países europeus estiveram na Covilhã para testar os modelos produzidos nas universidades. Pedro Gamboa, docente do Departamento de Ciências Aeronáuticas da UBI, começa por sublinhar precisamente esse aspecto. Segundo este docente “a competição apresenta, este ano, uma grande diferença, que é a presença de 18 equipas de toda a Europa. Estão aqui a voar alguns dos melhores projectos universitários que se desenvolvem nestes tempos. Ao contrário dos anos anteriores, em que o número de presenças não ultrapassou as 11 universidades, este ano tivemos muitas mais”.
O Air Cargo Challenge passa por colocar em competição os aviões concebidos pelos alunos. Aparelhos esses que têm de transportar um carga escolhida pelos estudantes e fazer um voo circular, descolando em apenas 60 metros de pista e aterrando em 120. Este desafio promove assim um teste às capacidades dos estudantes e à forma como estes encontram as melhores soluções para participar no evento.
Este desafio, lançado pela Euroavia, a Associação Europeia de Alunos de Aeronáutica, tem regras bastante restritas e faz com que todos os aparelhos tenham motores de potência similar e também recorram a soluções que não lhe coloquem muitas diferenças técnicas. A grande aposta passa pelo design e pela construção ou capacidade de inovação de cada projecto.
O docente da UBI aponta para o facto de neste evento se ter registado uma grande variedade de projectos “e também aqui se nota a diferença de meios e tecnologias ao dispor das equipas em provas. São meios não só a nível económico, mas também de oficinas e de equipamentos, como ferramentas de projecto, que podem fazer alguma diferença”.
Na Covilhã, durante dois dias, as 18 aeronaves telecomandadas, estiveram em prova. Ricardo Nunes, aluno de Engenharia Aeronáutica e coordenador do Air Cargo Challenge 2009, classifica o evento como “um sucesso”. Este aluno da UBI começa por sublinhar que o Air Cargo “é um evento de estudantes realizado por estudantes”. Ricardo Nunes destaca também “o apoio do Departamento, que contribuiu também para que tudo fosse possível”.
Ainda que o aeródromo da Covilhã “reúna as condições necessárias”, Ricardo Nunes salienta que “não é fácil projectar este tipo de iniciativas”. Para além das aulas, “há ainda o facto de termos de realizar todos os contactos e apoios logísticos inerentes a esta prova”, refere o aluno de Aeronáutica da UBI. Mas, o saldo parece ser positivo e “desta forma também mostramos aquilo que podemos aqui fazer. Temos presentes algumas das mais importantes universidades europeias no campo da engenharia aeronáutica e assim podemos mostrar as capacidades da nossa universidade”, reitera.
A Covilhã recebeu mais de 150 pessoas e dez países da União Europeia, como por exemplo, Portugal, Espanha, Itália, Sérvia, Roménia, Grécia, Holanda e Turquia.
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