Voltar à Página da edicao n. 501 de 2009-08-25
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 501 de 2009-08-25   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
Donizete Rodrigues vai agora integrar um projecto da Columbus University

Donizete Rodrigues em universidade norte-americana

O docente do Departamento de Sociologia da Universidade da Beira Interior, Donizete Rodrigues, foi convidado pela Columbia University, para integrar o leque de docentes convidados daquela instituição. O professor da UBI vai agora estar um ano na América, em licença sabática.

> Eduardo Alves

É um dos projectos mais arrojados do Departamento de Religião da Columbia University. A instituição sedeada em Nova Iorque pretende, a partir de Setembro, tentar traçar um mapa étnico e religioso dos emigrantes que durante décadas chegaram àquela cidade.
Como tal, após pesquisas por investigações em todo o mundo, as contribuições de Donizete Rodrigues para a «Encyclopedia of New Religious Movements» (coordenada pela prestigiada universidade inglesa de Oxford, onde o docente da UBI também foi professor visitante) foram decisivas para o antropólogo da UBI ser convidado como um dos seus colaboradores internacionais. Rodrigues conta que “depois da primeira entrevista em Nova Iorque acabei por ser convidado para integrar o quadro de docentes associados daquela instituição americana”.
O professor da UBI vai agora estar em Nova Iorque, durante um ano, “precisamente para estudar a comunidade brasileira”, país de origem de Donizete Rodrigues. O trabalho de campo irá durar cerca de um ano e tem início já no próximo mês de Setembro. Mas o docente da UBI, especialista em Antropologia/Sociologia da Religião, está já a trabalhar em algumas matérias. Na sua deslocação a Nova Iorque, “foi já possível ter algum contacto com as minorias étnicas e com os bairros onde vai ser realizado este trabalho”. Estudar a influência da filiação religiosa no país de origem e a localização destas minorias na cidade norte-americana, tendo em vista a relação destes factores e as religiões/igrejas seguidas pelos imigrantes, é o objectivo global da investigação do Departamento de Religião da Universidade de Columbia.
Contudo, Donizete Rodrigues lembra que a passagem a docente associado “vai também fazer com que leccione algumas cadeiras, nomeadamente de Sociologia e Antropologia da Religião”. Para além disso, o docente da UBI vai também estar responsável por co-orientar algumas teses de mestrado e doutoramento.
Donizete Rodrigues tem vindo a destacar-se internacionalmente pelas suas publicações e estudos académicos na área da religião. Ao longo de vários anos, são muitos os títulos já publicados por este docente da UBI que abordam, não só as religiões, mas também as minorias étnicas, a emigração e a conjugação de diversos factores na escolha de uma religião. Rodrigues tem seguido de perto, com os seus trabalhos académicos, os novos fenómenos religiosos, como, por exemplo, os vários artigos que publicou na «Enciclopédia dos Novos Movimentos Religiosos» (Nova York, Routledge). Além disso, é constantemente solicitado pelos meios de comunicação social para ajudar a interpretar o fenómeno religioso.


Donizete Rodrigues vai agora integrar um projecto da Columbus University
Donizete Rodrigues vai agora integrar um projecto da Columbus University


Data de publicação: 2009-08-25 00:11:06
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior