Voltar à Página da edicao n. 501 de 2009-08-25
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 501 de 2009-08-25   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
O AEROUBI promove este evento

Agosto é mês de aviões na UBI

Um dos mais conhecidos eventos académicos de Aeronáutica já tem programa. O “Air Cargo Challenge 09” realiza-se, este ano, entre os dias 27 e 31 de Agosto, na Covilhã.

> Eduardo Alves

Vão ser cinco dias literalmente “a olhar para o ar”. Entre os dias 27 e 31 de Agosto de 2009 decorrerá, na cidade da Covilhã a competição internacional Air Cargo Challenge’09, estando a sua organização a cargo do Núcleo de Alunos de Engenharia Aeronáutica da UBI (AEROUBI” com o apoio do Departamento de Ciências Aeroespaciais da Universidade da Beira Interior (UBI). O AEROUBI é uma associação de estudantes integrada na European Association of Aerospace Students (EUROAVIA), contando esta organização com mais de 1200 membros provenientes de 17 países da União Europeia.
No âmbito das diversas actividades patrocinadas pela EUROAVIA, realiza-se, desde 2003 e com carácter bianual, a competição Air Cargo Challenge, evento que envolve diversas instituições de ensino superior europeias tendo em vista o desenvolvimento de uma aeronave rádio-comandada com a maior capacidade de carga útil dentro de requisitos de projecto pré-estabelecidos. Esta prova visa, sobretudo, promover a partilha de resultados de investigação e desenvolvimento tecnológico no seio da comunidade académica internacional, assim como estimular o interesse pela engenharia aeronáutica.
A edição Air Cargo Challenge’09 contará com a participação de 26 equipas provenientes de universidades europeias de diferentes nacionalidades, entre as quais: portuguesa, alemã, romena, espanhola, turca, inglesa, italiana, holandesa, sérvia e grega. Os cerca de 150 participantes terão o desafio de demonstrar a validade técnica das suas aeronaves através da apresentação pública dos projectos de desenvolvimento (dia 28 de Agosto, no Anfiteatro das Sessões Solenes da UBI) e das provas em voo (dias 29 e 30, no Aeródromo Municipal da Covilhã).
O Air Cargo Challenge’09 é um evento com acesso livre a toda a comunidade, e os organizadores esperam “uma forte participação da população local e nacional”.


O AEROUBI promove este evento
O AEROUBI promove este evento


Data de publicação: 2009-08-25 00:05:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior