Agosto é mês de aviões na UBI
Um dos mais conhecidos eventos académicos de Aeronáutica já tem programa. O “Air Cargo Challenge 09” realiza-se, este ano, entre os dias 27 e 31 de Agosto, na Covilhã.
> Eduardo AlvesVão ser cinco dias literalmente “a olhar para o ar”. Entre os dias 27 e 31 de Agosto de 2009 decorrerá, na cidade da Covilhã a competição internacional Air Cargo Challenge’09, estando a sua organização a cargo do Núcleo de Alunos de Engenharia Aeronáutica da UBI (AEROUBI” com o apoio do Departamento de Ciências Aeroespaciais da Universidade da Beira Interior (UBI). O AEROUBI é uma associação de estudantes integrada na European Association of Aerospace Students (EUROAVIA), contando esta organização com mais de 1200 membros provenientes de 17 países da União Europeia.
No âmbito das diversas actividades patrocinadas pela EUROAVIA, realiza-se, desde 2003 e com carácter bianual, a competição Air Cargo Challenge, evento que envolve diversas instituições de ensino superior europeias tendo em vista o desenvolvimento de uma aeronave rádio-comandada com a maior capacidade de carga útil dentro de requisitos de projecto pré-estabelecidos. Esta prova visa, sobretudo, promover a partilha de resultados de investigação e desenvolvimento tecnológico no seio da comunidade académica internacional, assim como estimular o interesse pela engenharia aeronáutica.
A edição Air Cargo Challenge’09 contará com a participação de 26 equipas provenientes de universidades europeias de diferentes nacionalidades, entre as quais: portuguesa, alemã, romena, espanhola, turca, inglesa, italiana, holandesa, sérvia e grega. Os cerca de 150 participantes terão o desafio de demonstrar a validade técnica das suas aeronaves através da apresentação pública dos projectos de desenvolvimento (dia 28 de Agosto, no Anfiteatro das Sessões Solenes da UBI) e das provas em voo (dias 29 e 30, no Aeródromo Municipal da Covilhã).
O Air Cargo Challenge’09 é um evento com acesso livre a toda a comunidade, e os organizadores esperam “uma forte participação da população local e nacional”.
Multimédia