As relações interpsicológicas no seio da organização, aplicando as teorias de Gabriel Tarde (1843-1904), orientam-se em três grandes eixos comunicacionais: a invenção (lei da adaptação); a imitação (lei da repetição universal); a oposição social (lei do conflito interpsicológico). Para Tarde, a comunicação em sociedade realiza-se através de laços sociais. A organização é um dos elementos da dinâmica social constituindo, à semelhança das outras colectividades sociais, um conjunto de relações interpsicológicas de transmissão de pensamento.
A invenção é a capacidade de fazer «epoqué», isto é, num determinado momento escapar à sociedade através do pensamento individual. Contudo esse pensamento individual nunca será totalmente independente, pois, para Tarde, qualquer invenção (ou descoberta) consiste num conjunto de conhecimentos antigos e frequentemente transmitidos por outros num contágio imitativo. A existência de uma auditoria e um plano de comunicação interna, apesar da capacidade inventiva do seu autor, pressupõe um diagnóstico do conhecimento através da imitação dos modelos da organização de forma unilateral (do individual para o social) ou recíproca (entre indivíduos).
* Marco António Antunes (http://maaconsulting.com.sapo.pt).
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