Ferro voltou a ser “capital do folclore”
Nos dois últimos fins-de-semana, a vila do Ferro, no concelho da Covilhã foi palco de mais dois festivais de ranchos folclóricos. Os grupos, oriundos de vários pontos do País, actuaram no largo das festas daquela vila.
> Eduardo AlvesO Ferro foi palco de dois festivais de folclore. Ao todo, uma dezena de ranchos, vindos de vários pontos do País reuniram-se naquela localidade do concelho do Covilhã para participarem nos festivais.
Tal como no ano passado, os festivais foram organizados pela Associação Centro Social Sagrado Coração de Maria e pelo Rancho Folclórico "Os Camponeses do Ferro". A Junta de Freguesia do Ferro, a Câmara Municipal da Covilhã e diversas empresas da região apoiaram a realização destes eventos.
As actuações dos diversos ranchos tiveram lugar no palco do Largo das Festas, e
contaram, este ano, para além dos grupos anfitriões, com o Grupo de Danças e Cantares de Santa Maria de Esmoriz, o Grupo Folclórico e Etnográfico da Vimieira – Mealhada, o Rancho Folclórico “As Rosinhas da Borralheira” – Teixoso, o Rancho Folclórico do Ladoeiro - Idanha-A-Nova, o Grupo de Bombos da Associação Centro Social Sagrado
Coração de Maria, com o Rancho Folclórico do Centro Desportivo e Cultural do Outeiro – Viana do Castelo, o Rancho Folclórico de Vila Franca do Rosário - Mafra, o Rancho Folclórico União Recreativa Sapateirense - Castanheira de Pêra e o Rancho Folclórico da Associação Desportiva e Cultural de Arreciadas - Abrantes.
Estas actividades culturais levaram novamente àquela freguesia, centenas de pessoas apreciadoras deste tipo de manifestação etnográfica, que puderam admirar os diferentes tipos de folclore, desde o minhoto, passando pelo saloio de Mafra até ao folclore da Beira Baixa, que os grupos locais representam.
Multimédia