Pinceladas de Contemplação no CHCB
“Pinceladas de Contemplação” é o título da exposição de pintura de Joaquim Paulo Lamego, que está patente ao público até ao próximo dia 7 de Agosto, no átrio principal do Hospital Pêro da Covilhã.
> Eduardo AlvesSão várias telas a óleo que se espalham pela entrada principal do Hospital Pêro da Covilhã. O autor da mostra é Joaquim Paulo Lamego que nasceu em Vale de Prazeres, mas foi em França, que passou a sua infância e juventude, regressando a Portugal aos 22 anos. Foi nesse país que o acolheu, que teve as suas primeiras aulas de pintura. A partir dessas lições de arte, iniciou o seu ciclo de exposições, colectivas e individuais, algumas das quais integravam concursos artísticos, em que sempre ficou bem classificado.
Com esta mostra, o criador procura oferecer ao público muito mais do que uma arte imediata ou estática, pois a sua pintura revela-se, acima de tudo, um meio de recriação da realidade e um local de reencontro com as tradições e essências da vida. É através dos pincéis e das tintas que Joaquim Lamego exprime as suas contemplações e que, por conseguinte, desenvolve novas formas de ver, de sentir e de manifestar as diferentes situações do quotidiano campestre.
Este artista cuida sobretudo de resgatar pensamentos ou contemplações nas suas pinturas, entre tons apelativos e pinceladas controladas, constrói cenários singulares dominados por pessoas, animais, espaços naturais e rotinas campestres.
Multimédia