Voltar à Página da edicao n. 498 de 2009-08-04
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 498 de 2009-08-04   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
Até 3 de Setembro, 24 alunos estrangeiros aprendem português na UBI

UBI volta a ser casa da Europa

São sobretudo originários dos países de Leste que recentemente aderiram à União Europeia. Um grupo de 24 alunos dá forma, durante o mês de Agosto, a mais um Curso Intensivo de Língua Erasmus, na UBI

> Eduardo Alves

Começou ontem na UBI mais um Curso Intensivo de Língua Erasmus. Este ano, a iniciativa do Gabinete de Programas e Relações Internacionais (GPRI) é destinada a 24 alunos estrangeiros que vão estar na Covilhã para aprender a Língua Portuguesa.
Tal como nos anos anteriores, os participantes nesta actividade vão ter um período lectivo de cem horas, ao qual se junta todo um leque de iniciativas culturais e sociais que pretende servir como parte prática da aprendizagem.
Paulo Almeida, vice-reitor responsável pelo GPRI, sublinha a importância da presença destes alunos na instituição covilhanense. “É sempre bom termos alunos estrangeiros na UBI. Para além destes terem escolhido a nossa universidade, o que já por si é uma prova de que estes alunos gostam de estar entre nós. Tínhamos mais candidatos para este curso, mas apenas por limitações externas, que não partiram da nossa instituição, mas que levou a fosse restringido o número de alunos.
Mas é sempre bom termos aqui alunos estrangeiros. Esta é uma outra forma de dinamização da academia, num tempo em que se está numa fase mais calma devido às férias escolares, e também a cidade, uma vez que os participantes vão ter a sua presença na vida activa da comunidade, refere.
Até ao próximo dia 3 de Setembro, os alunos vindos de Lituânia, Letónia, mas também da Alemanha, da República Checa e da Turquia vão ter um contacto inicial com a língua de Camões. Paulo Almeida, na sua mensagem de boas vindas garantiu que no final deste curso, vai falar em português “e espero que todos os participantes me consigam entender.
Os responsáveis pela formação explicam que curso é leccionado em dois níveis. Um para principiantes, cujo principal objectivo passa por conduzir os alunos à aquisição das estruturas básicas da Língua Portuguesa, nos domínios da compreensão e expressão oral e escrita. O segundo nível (intermédio) é destinado a alunos que tenham já alguns conhecimentos de português e que dominem, de alguma forma, os conceitos da expressão lusa. Neste nível, “procura-se facultar o estudo sistemático da Língua Portuguesa nos domínios da compreensão e expressão oral e escrita, assim como o aperfeiçoamento das estruturas já adquiridas e o desenvolvimento de uma prática activa da língua”.
Para além deste carácter mais teórico da formação “os alunos têm também a oportunidade de conhecer os aspectos mais marcantes da história e da cultura portuguesas, com destaque para as aldeias históricas da região e os seus museus e outras estruturas similares”. Nesse sentido, durante este curso vão ser realizadas várias actividades culturais. Segundo Ana Rita Carrilho, professora de português que leccionará o curso, “estas iniciativas servem também como oportunidades de visitar as aldeias históricas e contactar directamente com as tradições locais”.
“Há já vários anos que recebemos alunos do programa Erasmus que nos procuram em número significativo e cada vez mais a nossa aposta vai no sentido de intensificar esse dinamismo não só ao nível dos alunos, mas agora também em termos de investigação e outras parcerias que são sempre louváveis” sublinha também o vice-reitor.


Até 3 de Setembro, 24 alunos estrangeiros aprendem português na UBI
Até 3 de Setembro, 24 alunos estrangeiros aprendem português na UBI


Data de publicação: 2009-08-04 00:01:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior