Voltar à Página da edicao n. 497 de 2009-07-28
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 497 de 2009-07-28   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
A Banda Sinfónica da Covilhã promoveu mais um estágio

Concerto de música de câmara no Teatro Cine

A Banda Sinfónica da Covilhã promoveu mais um estágio de aperfeiçoamento de instrumentos musicais na Covilhã. Uma iniciativa que terminou com um concerto de música de câmara no Teatro Cine, sexta-feira, dia 24.

> Eduardo Alves

Vai já na quarta edição, o Estágio da Banda Sinfónica da Covilhã. Na passada sexta-feira, 24, os músicos que integraram, este ano, o estágio, deram um concerto no Teatro Cine.
Esta estrutura, criada no dia 1 de Dezembro de 2006, resulta de um projecto musical da Associação Recreativa Musical Covilhanense – Banda da Covilhã que funciona por estágios, visando num futuro próximo a criação de um banda semi-profissional na Covilhã – Beira Interior.
Uma estrutura que, por agora, conta com uma média de 80 músicos de sopro e percussão oriundos dos vários pontos do País. Jovens que na sua maioria são estudantes de conservatórios, escolas profissionais de música e alunos do ensino superior.
Para além da gravação de DVD, com algumas actuações, a banda sinfónica realizou também, no ano passado, um concerto na Casa da Música do Porto.
Outra particularidade desta banda é a existência nos estágios de uma equipa de professores que acompanham os músicos nos vários naipes. Esta actividade “caracteriza-se ainda por apresentar nos seus programas obras originais com estreia mundial de compositores portugueses, bem como primeiras audições a nível nacional de obras internacionais”, adianta José Eduardo Cavaco, da organização.
O quarto estágio surgiu no seguimento “do excelente trabalho desenvolvido nas edições anteriores, como a acréscimo da realização do 1º Curso de Direcção de Orquestra de Sopros – Covilhã 2009, conjugando a presença de um corpo técnico altamente qualificado”, acrescenta o mesmo.
A presente edição fica também marcada pelo concerto dado em Espanha (Zamora), o que “representa um reconhecimento do trabalho desenvolvido e ao mesmo tempo uma oportunidade de conhecer outros espaços – outros públicos de forma a tornar mais rico ainda o currículo da Banda Sinfónica da Covilhã”, diz Cavaco.
No teatro cine, o concerto serviu para a estreia absoluta de duas obras originais de jovens compositores: TETIS de Luís Cardoso e Sinfonic Moments of Linkin Park de Carlos Amarelinho. Foram ainda apresentadas as obras como: Danza Colorista (Ballet) de Rafael Munllor Grau; Thid Suite de Robert Jager; Oscar for Amnesty (Poema Sinfónico) de Dirk Brossé, Cloudburst (Coral) de Eric Whitacre e Ole Contrabandistes de Ramón García Soler. O maestro convidado e responsável pelo estágio foi Rafa Agulló-Albors, um jovem maestro de 27 anos de idade. Para o próximo dia 31 de Julho está também agendado um concerto sinfónico.


A Banda Sinfónica da Covilhã promoveu mais um estágio
A Banda Sinfónica da Covilhã promoveu mais um estágio


Data de publicação: 2009-07-28 00:01:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior