Voltar à Página da edicao n. 497 de 2009-07-28
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 497 de 2009-07-28   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
A aldeia histórica de Linhares voltou a ser palco de um festival de parapente

Parapente tem “grande final” em Linhares

É já um lugar mítico para os praticantes da modalidade. Linhares da Beira acolheu, no fim-de-semana passado, a grande final do Campeonato Nacional de Parapente

> Eduardo Alves

Durante três dias, a aldeia de Linhares da Beira, encravada numa das encostas da Serra da Estrela, acolheu mais uma edição do Campeonato Nacional de Parapente.
Foram muitos os “cidadãos afectivos” deste local com características únicas para a prática desta modalidade, que regressaram à aldeia histórica. Esta quinta edição do Festival de Parapente de Linhares contou com os melhores praticantes nacionais e com nomes de relevo na modalidade, provenientes de Espanha. A organização deste festival esteva a cargo da Fundação Inatel que contou com o apoio técnico da WIND, Escolas de Parapente – Portugal e o apoio da Câmara Municipal de Celorico da Beira e da Junta de Freguesia de Linhares da Beira.
Este evento juntou a competição para o campeonato nacional, rankings nacional e mundial com a Pré-Taça do Mundo, “numa demonstração que Portugal conseguirá e merecerá organizar proximamente a Taça do Mundo de Parapente”, adiantaram os membros directivos do festival. Durante os três dias de prova, estiveram em Linhares cerca de uma centena de pilotos de todo o mundo. Portugal, Espanha, Argentina, Japão, Alemanha, Itália, França, Hungria, República Checa, entre outros países, foram representados pelos seus melhores pilotos que voaram naquela que é a maior competição nacional e uma das maiores europeias. O V Festival de Parapente de Linhares foi também assumido como uma “aposta forte no lazer”, com um programa aberto a iniciados e a curiosos que quisessem experimentar o parapente.
Durante o V Festival Nacional e Competição Internacional, os pilotos participantes e demais visitantes puderam também usufruir de diversas actividades como, ateliers de informação, passagem de filmes, actuações musicais, circuitos turísticos no concelho, saídas para as praias fluviais e um jantar-convívio final na Pousada de Linhares.
O V Festival de Parapente de Linhares constituiu a quinta e última etapa do campeonato nacional da modalidade que se encerrou assim na aldeia histórica com a presença, entre outros, de Cláudio Virgílio, Campeão Nacional de Parapente e Sílvia Ventura, Campeã Nacional de Parapente, bem como, Nuno Virgílio, Nº1 do Ranking Nacional e Pedro Moreira, recordista nacional de Distância Livre.


A aldeia histórica de Linhares voltou a ser palco de um festival de parapente
A aldeia histórica de Linhares voltou a ser palco de um festival de parapente


Data de publicação: 2009-07-28 00:02:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior