Voltar à Página da edicao n. 496 de 2009-07-21
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 496 de 2009-07-21   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
José Geraldes era docente aposentado da UBI

Morreu José Geraldes, jornalista e docente aposentado da UBI

José de Almeida Geraldes, docente aposentado da Universidade da Beira Interior e director do semanário Notícias da Covilhã, faleceu no passado dia 15 de Julho.

> Eduardo Alves

Uma figura singular da cidade da Covilhã, ligada ao ensino, ao sacerdócio e ao jornalismo, é assim que José Geraldes é visto pela comunidade regional. O antigo docente do curso de Ciências da Comunicação da UBI e também director do semanário Notícias da Covilhã, faleceu na madrugada de quarta-feira, dia 15, nos Hospitais da Universidade de Coimbra.
José Geraldes tinha 71 anos e o seu desaparecimento provocou grande consternação na comunidade local. Docente aposentado da Universidade da Beira Interior, com a qual colaborava desde 1988, era também director do Notícias da Covilhã e colaborador do Urbi.
Nasceu em Casegas, a 31 de Março de 1938 e cedo descobriu a sua vocação cristã. É ordenado sacerdote a 5 de Maio de 1963 no Seminário do Fundão. Depois de toda uma vida dedicada a esta causa desempenhou várias funções na hierarquia cristã, entre as quais se destaca a de arcipreste da Covilhã, administrador da paroquia da Boidobra, capelão da Misericórdia da Covilhã e da Capela de Nossa Senhora do Ar da Serra da Estrela.
Outra das suas grandes paixões era o ensino. Antes mesmo de passar por França e pela Bélgica, países onde se licenciou em Ciências da Comunicação, desempenhou funções de docente em escolas secundárias da Covilhã. Uma paixão que o faz também colaborar com a UBI. Na academia covilhanense começa por leccionar no curso de Comunicação Social e depois na licenciatura de Ciências da Comunicação, até à sua aposentação, que se deu há pouco mais de um ano.
No dia 20 de Outubro de 2008, José Geraldes foi distinguido com a Medalha de Ouro, pela Câmara Municipal da Covilhã, por todos os seus serviços à comunidade.


José Geraldes era docente aposentado da UBI
José Geraldes era docente aposentado da UBI


Data de publicação: 2009-07-21 00:02:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior