Voltar à Página da edicao n. 496 de 2009-07-21
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 496 de 2009-07-21   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
O TMG recebe alguns dos espectáculos

Guarda acolhe festival de blues

A partir da próxima sexta-feira, 24 de Julho e até ao dia 1 de Agosto, o ‘Blues’ anda a solta na Guarda. A cidade mais alta do País acolhe o Transblues – Festival de Blues Béjar / Guarda.

> Urbi

O Teatro Municipal da Guarda e da Junta de Castela e Leão promovem, nas duas cidades ibéricas, o Transblues – Festival de Blues Béjar / Guarda. Uma actividade cultural que surge no âmbito do Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha Portugal, da União Europeia, (POCTEP) e conta com o apoio da Câmara Municipal da Guarda e do Ayuntamiento de Béjar.
Na Guarda, o Transblues arranca na próxima sexta-feira, dia 24 de Julho, com o concerto no Jardim José de Lemos do norte-americano Eugene ‘Hideaway’ Bridges. Cantor, compositor e guitarrista, Eugene é um músico nómada que vive na estrada. A sua casa é pelo mundo, onde quer que aconteçam os seus concertos que cada ano o fazem circular pelos EUA, pela Europa e pela Austrália onde frequentemente é o cabeça de cartaz de diferentes festivais de Blues. O seu disco “Jump the Joint” entrou directamente para o número quatro do US Livin Blues Charts e aí permaneceu na tabela durante meses. Eugene aparece regularmente nas listas da Associação de DJ de Blues e foi nomeado por três vezes para os prémios US Cammy Music Awards.
Também no Jardim José de Lemos, no dia 25 de Julho, é a vez de Bob Stroger and the European Band (EUA). Bob Stroger é uma lenda viva dos Blues de Chicago. Os projectos que formou e os discos que gravou são parte da história dos Blues. Tocou com Otis Rush, Sunnyland Sllim, Jimmy Rogers, Pinetop Perkins, Muddy Waters. Recentemente gravou com “Bily Boy” Arnold, Hubert Sumlin e Pinetop Perkins o seu último trabalho "Bob is Back in Town", onde canta e toca baixo, é um autêntico manual de Blues de Chicago.
No mesmo palco, no dia seguinte, a 26 de Julho, actua Roland Tchakounte, da República dos Camarões. Tchakounte Blues é a prova viva de que os Blues não conhecem fronteiras. Nascido nos Camarões, longe dos campos de algodão que refinou o estilo de seus ancestrais, ele começou por aprender música com percussão e guitarra e mais tarde entrou nos ritmos Blues com o piano e harmónica. O músico camaronês conseguiu criar uma síntese perfeita entre as suas raízes africanas e os Blues, interpretando com singularidade um repertório de grande qualidade. "Waka", é o seu novo álbum lançado em Fevereiro de 2008, o concerto de apresentação deste disco esgotou a sala New Morning, em Paris.
O Transblues na Guarda terá ainda dois espectáculos no Café Concerto do TMG. Coincidindo com o espírito de interactividade e partilha de culturas do festival, no dia 29 actua o projecto português Minnemann Blues Band e no dia 30, o projecto espanhol Bluedays.
Todos os espectáculos na Guarda terão entrada livre. Os concertos no Jardim José de Lemos estão marcados para as 21.30 horas e os de Café Concerto para as 22 horas. De referir ainda que Wolfram Minnemann, líder do projecto Minnemann Blues Band deverá também orientar uma oficina de blues na Sala de Ensaios do Teatro durante a tarde do dia 29.
De salientar ainda que o Transblues levará a Béjar o projecto português Nobody’s Bizness no dia 29 de Julho, Bob Stroger and the European Band no dia 30 de Julho, The Mighthy 45s e Angela Brown, The Mighty 45s e Maceo Parker no dia 31, e Eugene ‘Hideaway’ Bridges, Sugar Blue e Wentus Blues Band + Eddie Kirkland + Barrence Whitfield no dia 1 de Agosto.


O TMG recebe alguns dos espectáculos
O TMG recebe alguns dos espectáculos


Data de publicação: 2009-07-21 00:03:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior