Voltar à Página da edicao n. 495 de 2009-07-14
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 495 de 2009-07-14   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
Este novo livro aborda as práticas funcionais das grandes indústrias automóveis

Aluno da UBI investiga “Pensamento JIT”

“Modelo de Implementação do Pensamento JIT: uma abordagem prática aos conceitos” é o título da mais recente obra apresentada na UBI. O trabalho, da autoria de José Pinto, resulta de uma tese de mestrado realizada na instituição covilhanense.

> Eduardo Alves

A ideia de elaborar uma tese de mestrado com base no Pensamento JIT “teve por objectivo alcançar o entendimento de uma das formas de trabalhar e compreender o tecido industrial que mais impacto obteve a nível mundial”, começa por explicar José Pinto.
O antigo aluno de licenciatura e mestrado da UBI adianta que a escolha no tema deveu-se ao facto “de nessa altura estar ligado à manufactura de componentes para a indústria automóvel”. Daí que, o contacto com as metodologias e formas de pensar deste conceito “eram constantes, consubstanciando o reconhecimento das suas mais-valias, bem como de algumas debilidades, sobretudo na forma de compreensão e de implementação”. José Pinto pensou então em desenvolver um texto, que visava essencialmente “proporcionar um guia de implementação do pensamento JIT”. A tese foi fazendo crescer a ideia e surge agora este livro.
Uma publicação que procura recorrer a uma perspectiva acessível, estruturada, abrangente “e com uma forte componente prática”, a diversas ferramentas inerentes ao conceito operacional JIT. Procede-se inicialmente a uma contextualização histórica, abordando as origens, desenvolvimento e “enquadramento do JIT no seio do universo Toyota Motor Company”. O autor acrescenta que “posteriormente é dada a conhecer a visão JIT. Desta forma, esclarecem-se os objectivos a alcançar com a implementação deste modelo e a forma mais apropriada de atingir os ganhos pretendidos. Neste ponto a focalização reside sobre a eliminação de desperdícios (MUDA) em toda a cadeia de transformação e de informação”.
A partir desta fase é inicializado o estudo do modelo em particular. O conceito operacional JIT “pretende ser um conjunto de metodologias abordadas que pela sua sequência maximizam a eficiência de qualquer organização que opte por implementar este modelo”. À medida que se dá a conhecer as diversas metodologias, “procede-se ao estudo teórico inicial, sendo posteriormente acompanhado com elementos práticos obtidos a partir da implementação realizada”. No final, “são ainda descritas constatações das vantagens de implementação deste modelo e quais as limitações que este enfrenta”, explica também o autor.
O livro surge como o culminar de um trabalho “que foi fortemente suportado por vários intervenientes que possibilitaram a criação de um modelo eficiente”. Na cerimónia de apresentação, que decorreu no Edifício das Engenharia José Pinto agradeceu “ao professor João Matias, que sempre acompanhou de perto o trabalho desenvolvido, enriquecendo o mesmo com diversas sugestões que em muito engrandeceram o resultado final”. O autor da obra está já a frequentar um doutoramento, também na UBI. Trabalho com o qual pretende desenvolver a consolidação deste modelo em indústrias que não as do ramo automóvel, “procurando obter um modelo global e transversal a todas as indústrias e desta forma analisar as vantagens e desvantagens num âmbito mais amplo”, refere.


Este novo livro aborda as práticas funcionais das grandes indústrias automóveis
Este novo livro aborda as práticas funcionais das grandes indústrias automóveis


Data de publicação: 2009-07-14 00:02:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior