Voltar à Página da edicao n. 495 de 2009-07-14
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 495 de 2009-07-14   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
Este ano, o número de lugares no ensino superior aumentou em mais de dois por cento

Mais vagas nas universidades

Até ao próximo dia 24 de Julho, os alunos que terminaram o ensino secundário vão ter à sua disposição perto de 52 mil vagas nas universidades e instituto politécnicos portugueses.

> Eduardo Alves

O Concurso de Acesso ao Ensino Superior para o ano lectivo 2009/2010 oferece este ano um total de 51918 vagas. Um crescimento de mais de dois pontos percentuais em relação ao ano passado.
Quem mais oferta disponibiliza este ano são os institutos politécnicos. Que disponibilizam 24801 vagas, mais 783 que no ano anterior. Já no que diz respeito às universidades, este aumento é menos significativo. Uma oferta que subiu 358 lugares, fazendo assim com que as universidades tenham agora 27117 vagas, a nível nacional.
Para além do acréscimo de vagas, o que parece também ter aumentado são as formações em horário pós-laboral. Um sinal que o Ministério do Ensino Superior entende como “um esforço das instituições para conseguirem responder às necessidades dos trabalhadores-estudantes”.
Em termos de números de cursos, a licenciatura em Direito continua a registar os maiores recordes, como o caso da Universidade de Lisboa, com 450 vagas. Mas este ano, outro aumento registou-se também ao nível das vagas de Medicina. Mais 168 lugares foram distribuídos pelas instituições que formam este tipo de profissionais, estando agora abertos 1658 lugares para este curso.


Este ano, o número de lugares no ensino superior aumentou em mais de dois por cento
Este ano, o número de lugares no ensino superior aumentou em mais de dois por cento


Data de publicação: 2009-07-15 17:25:14
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior