Voltar à Página da edicao n. 495 de 2009-07-14
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 495 de 2009-07-14   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
Esta performance musical vai começar junto à Câmara do Fundão

Tumbala invade Moagem do Fundão

O próximo espectáculo do festival Planshister promete envolver toda a cidade do Fundão. Uma performance musical que vai começar na Praça do Município e terminar no edifício da Moagem – Cidade do Engenho.

> Eduardo Alves

É já no próximo dia 17 de Julho, pelas 21.30 horas que decorre o próximo evento do Planshister – encontros de criação com arqueologia industrial. Uma performance musical com a duração de aproximadamente 60 minutos que vai começar na Praça do Município e terminar na Moagem – Cidade do Engenho.
“Tumbala” é o nome do projecto que vai estar na cidade fundanense. Este é um projecto “de investigação plástico/musical que visa a criação de diversas esculturas instrumentais, peças individuais que interagem dramaturgicamente. Explorando os diversos potenciais visuais do tubo, o processo de trabalho consiste na elaboração de esculturas instrumentais móveis: instrumentos que se encaixam nos performers como casas portáteis; objectos carapaça que necessitam de se expandir, de comunicar visceralmente entre si e com o meio”, dizem os autores do espectáculo.
A Quarta Parede, entidade promotora do Planshister, acrescenta que “cada máquina/escultura instrumental conjuga uma variedade de tubos pvc sobre uma estrutura tubular de metal, gerando a sua própria orgânica de plasticidades sonoras, escultóricas e performativas. Apresentando formas diferentes, permitindo utilizar os tubos de diferentes maneiras dando ritmo e groove à composição musical.
Tubos constroem cidades, corpos transportam vida, entrelaçam-se, criam formas autónomas vivas que em simbiose com os performers vagueiam pelas ruas e jardins da cidade, agregando-se e desagregando-se, comunicando-se em proximidade e em distância”.
Tumbala é uma criação de Paulo Morais e conta com Susana Pires como figurino. O design gráfico e design de maquetas 3d é da autoria de Carlos Coutinho e a direcção musical e percussão estão a cargo de Hugo Menezes e Paulo Morais. Johannes Krieger é o responsável pela direcção musical de metais. Quanto à equipa de músicos, é composta por Johannes Krieger, Hugo Menezes, Paulo Morais, Luís Neiva, Bruno Simões, Pedro Alves e Francisco Andrade. A produção está a cargo de Anabela Neves, Paula Nora, João Só e Hugo Menezes. João Sofio, Tiago Fróis e Mathieu Crespin são os técnicos desta obra. Leonel e Bicho Lda., João Sofio, Tiago Fróis e Paulo Morais são responsáveis pela construção das máquinas. O espectáculo conta ainda com a colaboração artística de João Fiadeiro.


Esta performance musical vai começar junto à Câmara do Fundão
Esta performance musical vai começar junto à Câmara do Fundão


Data de publicação: 2009-07-14 00:02:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior