Voltar à Página da edicao n. 495 de 2009-07-14
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 495 de 2009-07-14   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
O musical das bandas do concelho vai ser apresentado na Feira de São Tiago

Saga de Pêro da Covilhã em música

A União de Bandas do Concelho da Covilhã apresenta, no próximo dia 18 de Julho, na Feira de São Tiago, um musical intitulado “A Saga de Pêro da Covilhã”. O trabalho está inserido no 3º Covilhã Filarmónico e conta com a participação da ASTA.

> Eduardo Alves

A terceira edição do Covilhã Filarmónico apresenta, este ano, novos contornos. Este ano, o conjunto de bandas filarmónicas do concelho trabalhou em colaboração com a Associação de Teatro e Outras Artes (ASTA) no sentido de produzir uma obra musical que relata as aventuras do covilhanense mais conhecido.
Este projecto intitula-se “A Saga do Pêro da Covilhã” e é uma obra musical original escrita para o evento por Samuel Pascoal que conta com a dramatização por parte da companhia de teatro covilhanense ASTA. Os objectivos desta escolha resultam, segundo Eduardo Cavaco, de vários pontos, entre eles, “o descobrir e dar a conhecer o ilustre covilhanense – Pêro da Covilhã, conjugar esforços entre música e o teatro, valorizando os recursos existentes no concelho e valorizar o trabalho de jovens compositores portugueses”. O presidente da União de Bandas da Covilhã adianta que a obra é composta por uma introdução “que será realizada no relvado no formato Tatoo”. Já em palco “divide-se em oito andamentos, o primeiro é o da narração das viagens; segundo, quem é Pêro da Covilhã, terceiro, a sua ida para a Corte Espanhola, o quarto relata a viagem por terra, o quinto sobre a doença, quase a morte, sexto chegada à Índia, sétimo Morte de Pêro da Covilhã, preparação da viagem de Vasco de Gama com base nas informações narradas por Pêro da Covilhã e oitavo e último descoberta do caminho marítimo para Índia por Vasco da Gama”.
A União da Bandas do Concelho da Covilhã, que nasceu em 2008, é um projecto que tem como principal actividade, o encontro anual que resulta na preparação conjunta de um desfile e concerto. Este ano, os responsáveis geraram um novo plano de actividades cujo objectivo principal é “a formação e a qualificação dos agentes filarmónicos, nomeadamente os músicos e maestros”, explica Eduardo Cavaco. Para tal, foi estabelecida uma agenda em que as actividades realizadas foram: “1º Curso de reparação e manutenção de instrumentos de sopros. - 1º Workshop de sopros e percussão – Covilhã 2009; 1º Curso de Direcção de Bandas Filarmónicas – UBCC 2009; Ensaio Geral 2009”, acrescenta este responsável, em comunicado.
Participam neste evento, a S.F.R. Estrela de Unhais da Serra, a Filarmónica Recreativa Cortense, a Filarmónica do Paul, a Banda Filarmónica Caseguense, a Filarmónica Recreativa Eradense, a Filarmónica Sanjorgense, a Filarmónica Recreativa Carvalhense e a Banda da Covilhã.


O musical das bandas do concelho vai ser apresentado na Feira de São Tiago
O musical das bandas do concelho vai ser apresentado na Feira de São Tiago


Data de publicação: 2009-07-14 00:03:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior