Voltar à Página da edicao n. 495 de 2009-07-14
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 495 de 2009-07-14   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
Um workshop que serviu de alerta à segurança das populações

“A segurança começa em cada um de nós…”

A segurança tanto em casa como na rua, e os cuidados a ter quando aparece alguém com o “conto do vigário” foram os pontos a focar no workshop temático realizado pela Biblioteca Municipal, na passada terça-feira. O objectivo foi o de informar a população a evitar os furtos e as burlas. A acção contou com o apoio da GNR (Destacamento Territorial da Covilhã) e Câmara Municipal.

> Maria Matos

O aumento da criminalidade é um facto presente na sociedade actual e agora chegado o tempo das tão aguardadas férias é hora de lembrar precauções recomendadas; aspectos a ter em conta quanto à segurança em geral.
Comandante David Martins alertou, no passado dia 7, em mais um workshop temático realizado na Biblioteca Municipal aberto a toda a população, para várias prevenções a serem tomadas. Esta acção de sensibilização por parte das Forças Policiais do Concelho, dá conta dos procedimentos de segurança a adoptar em variadas situações entre as quais: como proteger-se contra burlas; que fazer em caso de assalto à sua residência, agressão, furto ou roubo; os cuidados a ter quando se vive sozinho; como proteger-se contra furtos ou roubo por esticão; procedimentos em caso de ausência prolongada da residência; e técnicas de autodefesa.
“Deixem as portas e janelas fechadas sempre que saírem”; “falem com o vosso vizinho para que de vez em quando vá abrir os estores”; “não deixem escritos na porta, janela ou caixa do correio que indiquem a sua ausência”; “não deixem acumular o correio porque isso é um indício claro de que ninguém habita aquela casa à dias”. Estes foram alguns apelos feitos pelo representante das forças de segurança.
A atenção caiu ainda sob os cuidados a ter quando “alguém aparece à porta dizendo que lhe saiu a sorte grande”, quando alguém “propõe um negócio”, ou até mesmo quando “alguém contacta dizendo ser da Segurança Social ou do Banco" e que ali foi para tirar o número das notas velhas que tem em casa por forma a permitir a sua troca por outras novas. “Não caiam no conto do vigário”, alerta o comandante -  “consultem sempre as entidades competentes sobre as abordagens que lhes fazem” e não se “deixem levar pelas promessas de curandeiros e charlatães que falam em curas milagrosas”, porque eles só querem “apropriar-se do vosso dinheiro e outros bens”. Os idosos são alertados para que “não confiem em estranhos bem falantes, bem vestidos ou cheios de boas intenções, não forneçam qualquer informação” e evitem “esquemas que ofereçam dinheiro fácil”, sublinha. “Hoje em dia ninguém dá nada a ninguém e por isso desconfiem sempre”.
“Não se deixem levar por ofertas fabulosas e ‘negócios da china’”, acautela ainda. “Ao ser procurado por um desconhecido que lhe dá uma notícia trágica, não se precipite, procure antes a confirmação e não lhe entregue dinheiro”. Todos estes modos de prevenção e outros podem encontrar nos sites das Forças de Segurança.
David Martins, comandante do Destacamento Territorial da Guarda Nacional Republicana, recorda ainda que no caso de desejarem segurança nas habitações durante o tempo de férias, as Forças de Segurança nos meses de Julho, Agosto e Setembro assegurará, no quadro das suas missões habituais de patrulha, passagens frequentes ao seu domicílio durante a sua ausência. Para isso terá que entrar em contacto com o posto mais próximo, tanto da GNR como da PSP, e será tudo feito com o maior sigilo.


Um workshop que serviu de alerta à segurança das populações
Um workshop que serviu de alerta à segurança das populações


Data de publicação: 2009-07-14 00:02:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior