Realidade 3D em livro
Abel Gomes, docente do Departamento de Informática da UBI e investigador e coordenador do Instituto de Telecomunicações (IT) na UBI é o autor do livro “Implicit Curves and Surfaces: Mathematics, Data Structures, and Algorithms”.
> Eduardo AlvesO novo livro do docente da UBI, recentemente publicado pela Springer-Verlag em Londres, mas com divulgação à escala global, aborda a classe dos modelos geométricos implícitos. Objectos estes que são nucleares na concepção e desenvolvimento de sistemas de animação e construção de filmes, jogos de vídeo, sistemas de CAD/CAM (“Computer-Aided Design and Manufacturing”) usados nas indústrias de construção automóvel, naval e aeronáutica, e ainda sistemas de imagem médica 3D.
Toda a obra, agora apresentada, está enquadrada na área da computação geométrica, por vezes também designada por geometria computacional, que se intersecta com um vasto conjunto de saberes, incluindo a matemática, a computação e a engenharia. “O livro mostra, de uma forma extensiva, o que é que existe até ao momento sobre a temática de objectos implícitos, de modo que poderá ser fundamental no processo de ensino-aprendizagem-investigação para alunos de mestrado e de doutoramento não só de informática, mas também de matemática e de engenharia”. A articulação entre a matemática dos objectos implícitos, a sua representação em estruturas de dados na memória do computador, e a sua construção e manipulação através de algoritmos apropriados é quiçá a maior contribuição desta obra.
Segundo Abel Gomes, a obra científica editada pela Springer, “começou por ser concebida, desde o primeiro momento, a pensar nas curvas e superfícies implícitas, um tema que estudo há já algum tempo”. Passado esse primeiro momento “acabei por definir a estrutura deste livro e convidei mais quatro pessoas para também participaram nele”.
Este livro foi assim escrito com a colaboração de “Joaquim Jorge, Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico, que é um especialista em Computação Gráfica, e de mais três investigadores estrangeiros. Um deles é Brian Wyvill, Professor Catedrático da University of Victoria, Canadá, que é um dos pioneiros da animação computacional, tendo já participado em vários filmes de Hollywood como assessor e como cientista”, reitera. Callum Galbraith, antigo aluno de doutoramento do Professor Brian Wyvill, que teve contribuições importantes na área da vida artificial de plantas e árvores e com aplicações em jogos de vídeo e ambientes virtuais, é outro dos co-autores. Por fim, temos Irina Voiculescu, Professora Auxiliar na University of Oxford, Inglaterra, que teve contribuições em aritmética intervalar e suas aplicações em computação geométrica.
Aliás, e de acordo com as palavras de Abel Gomes, grande parte do livro foi escrito durante a sua licença sabática na University of Oxford, Inglaterra, e no Istituto di Matematica Applicata e Tecnologie Informatiche, Consiglio Nazionale delle Ricerche, Génova, Itália. Abel Gomes é autor de várias publicações científicas e investigador na área da Computação Gráfica e Visualização 3D. Há cerca de dez anos que se dedica de forma mais profunda a investigar a natureza das curvas e superfícies implícitas, e mais recentemente das suas aplicações em biologia computacional e imagem médica 3D.
> adriano . raposo @ gmail . com em 2009-07-08 18:53:47
Os meus sinceros parabéns ao Prof. Abel Gomes. Espero ter brevemente a honra e o privilégio de ler com todo o prazer e entusiasmo este livro que se tornará, sem dúvida, numa publicação de referência na área a nível mundial.
Multimédia