Aqu’Alma inspira a Parada
O emblemático espaço da Parada da Universidade da Beira Interior foi o palco escolhido para mais uma noite cultural protagonizada pelos “Aqu’Alma”, na passada sexta-feira.
> Maria Matos"Quem não sabe de onde vem dificilmente encontra o caminho para onde vai": é esta a matiz dos Aqu’Alma, um projecto que se inspira no ciclo da água, na faina diária e na indústria dos lanifícios, temáticas características da região. Desta trilogia (água, trabalho e lanifícios) surgem as várias canções inspiradas – com particular atenção para as cantigas que permanecem no imaginário do povo beirão e que agora, enriquecidas musicalmente, motivaram a composição de novos temas.
"A Pastora", foi o tema escolhido para a abertura do concerto, seguido da "Lavadeira", "Tecedeira", "O rapaz da casaquinha", "Coletinho aos Ramos", "S. João dos bêbados" e "Aqu’Alma", que dá nome ao projecto, foram alguns dos temas alinhados no espectáculo, que ultrapassa a função de entretenimento e assume outras preocupações que concerne à cultura de um povo.
A noite contou ainda com a apresentação do site oficial do grupo e também do seu primeiro videoclip do tema “Lavadeira” que contou com o trabalho dos primeiros alunos de cinema formados na UBI. Dezenas de pessoas estiveram no concerto e deixaram-se encantar com a melodia que trazia à memória as suas raízes e tradições. O projecto mistura música com efeitos cenográficos e imagens, e é representado por Leonor Narciso, Benjamim Luciano, João Carvalho, Mário Gonçalves, Hervé Santos, Renato Andrade, Mário Gramaço, Jorge Andrade e Nelson Benjamim.
Multimédia