Guarda acolhe 2º Downhill
A segunda edição do Guarda Downhill já tem data marcada. As ruas da cidade mais alta de Portugal recebem esta prova do Troféu DHX Vodafone 2009 no próximo dia 28 de Junho.
> Eduardo AlvesDepois do êxito alcançado o ano passado o Downhill está de regresso à Guarda para a segunda edição do Guarda Downhill. Uma prova que conta com a organização conjunta da Geapro e do Clube Escape Livre.
Num circuito urbano, onde as ruas da mais alta cidade portuguesa vão acolher os participantes deste troféu. O centro histórico da Guarda voltará a conhecer a animação ao longo do dia 28 de Junho (domingo), com a realização da segunda edição do Downhill Urbano da Guarda.
Segundo o organizadores da prova “a experiência do primeiro ano foi bastante gratificante e encorajou os seus promotores a repetir a iniciativa, que mantém o seu estatuto de prova válida para a Taça de Portugal de Downhill Urbano, da responsabilidade da União Velocipédica Portuguesa – Federação Portuguesa de Ciclismo”. Esta é a terceira etapa do calendário, o que também sucede em relação ao Troféu DHX Vodafone 2009, uma iniciativa da Geapro inscrita no calendário nacional, e que engloba um conjunto de mais seis provas – três de downtown e três de downhill.
Para o vereador do Desporto e Tempos Livres da CM da Guarda, Vítor Santos, esta segunda edição do Downhill Urbano da Guarda “representa a manutenção de uma aposta lógica numa actividade de grande espectáculo popular e que permite a dinamização do centro histórico da cidade de uma forma não poluente, com uma actividade física, jovem e radical, que se enquadra de forma perfeita na orientação que a edilidade tem procurado seguir nas suas iniciativas”.
Quanto ao presidente do Clube Escape Livre, Luís Celínio, “esta será a repetição de um projecto que, face ao sucesso conhecido na primeira edição, nos parece do maior interesse apoiar numa parceria com a Geapro e que acabou por constituir a solução ideal para levarmos a cabo na nossa cidade mais uma manifestação desportiva de grande impacto nacional”.
Já Ramiro Gomes, da Geapro, salientou “que, depois da forma positiva como se saldou a primeira edição, voltar à Guarda era quase uma obrigação. Procurámos este ano uma data mais interessante, sobretudo em termos meteorológicos, já que uma tarde de tempo quente será certamente mais acolhedora para os espectadores do que o frio desconfortável da primeira edição. Estamos certos de que o público irá corresponder, dando uma moldura humana condigna à competição”.
O percurso mantém os 1112 metros de extensão, atravessando o coração histórico da Guarda, com partida da Torre de Menagem, passando pelo interior da Escola Santa Clara, que os participantes contornam para depois saltarem directamente para as traseiras da Sé. O traçado prossegue pela Rua D. Miguel Alarcão, chegando à Praça Velha, onde estará instalado um espectacular salto sobre um Nissan Qashqai, prometendo ser um local de grande emoção para o público, devido à alta velocidade com que os concorrentes irão cruzar aquele local de referência da Guarda.
O ataque às estreitas escadarias da Rua Dr. Bernardino Xavier Freire promete ser um dos desafios técnicos mais difíceis para os pilotos, que prosseguem pela Rua D. Dinis, tendo nova escadaria na entrada na Rua da Glória. Ao fundo desta artéria viram à esquerda para a Rua S. Vicente, passando pelo arco, virando depois à direita, rodando pelo passeio da Rua Paiva Couceiro.
Mal entram na Avenida dos Bombeiros Voluntários Egitanienses, os concorrentes viram à esquerda para as escadas que dão acesso ao Parque. Uma vez aí descem três níveis até saírem pelas escadarias em direcção à Avenida Monsenhor Mendes do Carmo, e depois de saltarem mais um obstáculo artificial, atingem a meta colocada praticamente em frente ao Hotel Vanguarda. De referir que o paddock será este ano situado junto à meta.
Um traçado bastante exigente, misturando zonas muito rápidas com outras de grande técnica, e em que os mais afoitos e preparados em termos de experiência estarão claramente em vantagem.
O programa da competição prevê a abertura da pista pelas 09.30 horas do dia 28 de Junho para a primeira sessão de treinos agendada para as 09.30 horas. A segunda sessão terá lugar pelas 11.15 horas.
A primeira manga de prova tem o início marcado para as 14.30 horas e a segunda para as 16.30 horas, sendo apenas contabilizada para efeitos de classificação a melhor das duas descidas de prova.
Espera-se que mais de uma centena de atletas faça a sua inscrição na prova em duas categorias: federados e não federados. Os federados estarão divididos pelas classes de elites/sub 23, veteranos A, veteranos B+C, femininos, juniores e cadetes, havendo ainda uma classificação especial para equipas.
Em termos desportivos, quer a Taça de Portugal quer o Troféu DHX Vodafone 2009 têm conhecido uma curiosa rotação de vencedores em termos de elites, com uma sucessão idêntica em ambas as competições: o madeirense impôs-se nas primeiras provas – Portalegre (Taça) e Turcifal (DHX) – mas Paulo Domingues respondeu muito em Sesimbra (Taça) e na Covilhã (DHX) e subiu ao lugar mais alto do pódio.
Quer isto dizer que Paulo Domingues comanda a Taça de Portugal à partida da prova da Guarda enquanto que, fruto da sua superioridade na categoria de juniores e da sua regularidade pontual à geral, Francisco Pardal parte como líder do Troféu DHX Vodafone 2009.
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