Voltar à Página da edicao n. 491 de 2009-06-16
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 491 de 2009-06-16   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
A nova equipa reitoral toma posse na próxima sexta-feira, dia 19 de Junho

Nova equipa reitoral “coesa e representativa”

No próximo dia 19 de Junho toma posse o reitor eleito da Universidade da Beira Interior, Professor Doutor João António de Sampaio Rodrigues Queiroz, eleito no passado dia 6 de Abril, numa cerimónia onde serão também empossados os membros da nova equipa reitoral.

> Eduardo Alves

O Grande Auditório da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI será palco, esta sexta-feira, dia 19 de Junho, pelas 15 horas, da cerimónia de tomada de posse do novo reitor da UBI. João António de Sampaio Rodrigues Queiroz passa assim a conduzir os destinos da instituição covilhanense, depois de um acto que tem lugar na faculdade que tem dirigido ao longo dos últimos sete anos.
Com o novo reitor toma também posse a nova equipa reitoral, empossada pelo reitor, na mesma cerimónia. Fazem parte da nova equipa reitoral três vice-reitores e três pró-reitores. No que respeita aos vice-reitores, o grupo é composto por Ana Paula Duarte, professora catedrática da Faculdade de Engenharia e primeira mulher a ser nomeada para este cargo na UBI; o Paulo Almeida, professor catedrático da Faculdade de Ciências e ainda Victor Cavaleiro, professor catedrático da Faculdade de Engenharia. Quanto ao grupo dos pró-reitores é composto por Isabel Neto, professora associada da Faculdade de Ciências da Saúde, Tiago Sequeira e Amélia Augusto, ambos professores auxiliares da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.
Uma equipa “representativa de toda instituição e bastante coesa para desenvolver todo o projecto que temos em mente para a Universidade da Beira Interior”, explica João Queiroz. Esta equipa de seis docentes vai prestar apoio ao novo reitor, num vasto leque de áreas.
Ana Paula Duarte assumirá a vice-reitoria de Investigação e Inovação e presidirá ao recém-criado Instituto Coordenador de Investigação. Fará parte deste pelouro a inventariação e o incentivo da produção científica e da transferência tecnológica, bem como a coordenação do Gabinete de Apoio ao Investigador e o Gabinete de Projectos.
Paulo Almeida coordenará a vice-reitoria do Ensino e Internacionalização. Farão parte das suas competências a monitorização dos processos académicos e respectivos serviços, bem como a coordenação da política de internacionalização da Universidade.
Por seu turno, Victor Cavaleiro será o vice-reitor responsável pela Abertura à Sociedade e Instalações da UBI. Coordenará assim, os Serviços Técnicos e será responsável pela formação a pedido do tecido empresarial e de outras instituições, através do Centro de Formação e Interacção Universidade-Empresa.
No que diz respeito aos pró-reitores, estes vão coordenar a implementação e re-organização de diversas estratégias e os gabinetes a elas associados.
Amélia Augusto coordenará o novo Gabinete de Qualidade que implementará os processos de monitorização da qualidade exigidos pelas normas internacionais aplicáveis ao Ensino Superior.
Isabel Neto coordenará o novo Gabinete de Desenvolvimento e Apoio Educativo, criado nos Serviços Centrais da UBI com o objectivo de aprofundar a aplicação dos métodos de ensino centrados no aluno, através da disponibilização de meios e formação para a melhoria das competências pedagógicas dos docentes.
Tiago Sequeira será responsável pela reorganização da política de imagem da UBI, bem como da política de inserção profissional, coordenando o Gabinete de Imagem e o Gabinete de Estágios e Saídas Profissionais.
Segundo João Queiroz, está também em processo de finalização a contratação do novo administrador da UBI. O responsável máximo pela instituição covilhanense sublinha que o nome deste mesmo quadro será anunciado em breve. Com o anúncio do nome do administrador, ficará assim completa a nova equipa que liderará os destinos da UBI nos próximos quatro anos. Todavia, João Queiroz adianta também que o novo administrador assumirá as pastas dos Recursos Financeiros, dos Recursos Humanos não docentes e dos Serviços de Acção Social.
Segundo o reitor eleito, a nova equipa reitoral garante à UBI “a experiência multifacetada, a competência, o profissionalismo, a coesão e a capacidade de liderança, factores necessários para levar a cabo o processo de mudança tranquila” a que João Queiroz se comprometeu perante o Conselho Geral.


A nova equipa reitoral toma posse na próxima sexta-feira, dia 19 de Junho
A nova equipa reitoral toma posse na próxima sexta-feira, dia 19 de Junho


Data de publicação: 2009-06-16 00:01:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior