Desvendar os segredos da Álgebra
No Departamento de Matemática da UBI, o projecto “Promover a Aprendizagem Matemática em Números e Álgebra (IMLNA)” realizou um Seminário sobre o ensino e a aprendizagem da Álgebra. Um encontro de trabalho onde foi enquadrado teoricamente o tema e onde foram avançados alguns resultados dos estudos que estão a ser desenvolvidos nesta área, no âmbito do Projecto IMLNA.
> Eduardo AlvesEste projecto envolve dezoito investigadores portugueses e dois consultores estrangeiros (um brasileiro e outro italiano). Está organizado em três subgrupos. Um deles funciona aqui na UBI e os outros dois em Lisboa, na Faculdade de Ciências. No caso do grupo da UBI, ele “está a desenvolver trabalho sobre o ensino e a aprendizagem das equações, das funções e das sucessões”.
No Seminário participaram alguns dos mais relevantes docentes e investigadores da área, em termos nacionais, e, ainda, um investigador da Universidade de Turim, Itália. Procurou-se “precisamente divulgar os objectivos do Projecto e os resultados que se vão conseguindo alcançar com as investigações em curso, e que andam em torno do ensino e da aprendizagem dos Números e da Álgebra”, explica Manuel Saraiva, um dos organizadores do Seminário e o investigador responsável pelo Projecto. Os alunos têm dificuldades com a Álgebra, “particularmente com os símbolos, com as letras e, portanto, gostaríamos de saber mais sobre as causas dessas dificuldades”, adianta a mesma fonte.
O docente da UBI, apesar de tudo, começa por afirmar que a solução para este tipo de problema “passa por arranjar processos e métodos didácticos que promovam a compreensão, por parte dos alunos, do sentido dos símbolos algébricos”. Por isso mesmo, um dos avanços anunciados na UBI é o da “produção de materiais didácticos – um dos compromissos do Projecto IMLNA”.
Um dos pontos do Seminário que mereceu o destaque de Manuel Saraiva foi a conferência proferida por Ferdinando Arzarello. Este investigador centrou a sua intervenção nas competências algébricas e exemplificou a sua teoria com a apresentação de alguns protocolos de ensino e aprendizagem da Álgebra com alunos italianos.
Foi ainda destacada, por Manuel Saraiva, a presença no Seminário de professores de Matemática “que já foram alunos da UBI”. Recursos humanos que constituíram “uma mais-valia no enquadramento e na reflexão feitos sobre as dificuldades que os alunos têm na aprendizagem da Álgebra – que passam pela natureza da própria linguagem algébrica e pela dificuldade que existe quando se transita da Aritmética para a Álgebra”, aponta Manuel Saraiva.
Multimédia