Bella Palomo na UBI
Bella Palomo, investigadora na área do jornalismo na universidade de Málaga, veio à Covilhã para falar sobre Estratégias de Persuasão na Web social.
> Renata SilvaO estudo de Bella Palomo sobre estratégias de persuasão incide sobretudo na Web 2.0, que segundo ela, “ é uma atitude, e não uma tecnologia, que se baseia na participação e inovação, uma vez que acarreta mais-valias, como é o caso da conversação, abertura e inter-relação”
Com o surgimento e consequente implantação da rede na sociedade, também os mecanismos de persuasão tiveram que mudar. Conhecer as audiências, promover testemunhos, ser credível e repetitivo, continuam a ser os métodos mais adequados, contudo a rede mudou o modo como são usados. Isto porque existe cada vez mais uma predisposição das pessoas para participar nas redes sociais. Como consequência, também as empresas começam a apostar na Internet para publicitar os seus produtos, bastando para isso usar, por exemplo, um blogue.
Também os jornais têm os seus blogues, onde o cidadão intervém activamente, deixando as suas opiniões ou críticas. As televisões criaram espaços no Youtube onde colocam vídeos. A publicidade acompanhou as evoluções tecnológicas, e são estas as novas formas de incentivar ao consumo, defendeu a conferencista.
A Internet é hoje em dia o espaço onde o cidadão escolhe, contribui, avalia e julga concluiu Palomo, pelo que as estratégias persuasivas na rede estão em constante desenvolvimento.
A conferência decorreu no passado dia 28 de Maio na sala dos Conselhos da Universidade da Beira Interior.
Multimédia