Centro de Estudos Ibéricos promove curso de Verão
A mais recente iniciativa do Centro de Estudos Ibéricos intitula-se “O Património dos espaços fronteiriços”. Um evento que irá decorrer na Guarda, entre os dias 15 e 19 de Junho.
> Eduardo AlvesO Centro de Estudos Ibéricos irá promover a nona edição dos Cursos de Verão, entre os dias 15 e 19 de Junho, na Guarda. Este ano, o evento é subordinado ao tema “O Património dos espaços fronteiriços: experiências e boas práticas de revitalização”.
Tendo como objectivos o debate sobre o património natural e construído das regiões transfronteiriças, bem como a troca de experiências e métodos eficazes no âmbito da revitalização patrimonial nestes territórios, o curso encontra-se estruturado em conferências, painéis de debate e saídas de campo, aliando a vertente teórica a uma interessante componente prática e lúdica.
A acção é creditada pela Universidade de Salamanca com três créditos de “libre elección”. As sessões em sala (dias 15 e 19) terão lugar na Sala “Tempo e Poesia”, da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço.
O programa começa no dia 15, com a sessão de abertura, onde estarão presentes, Valentín Cabero, da Universidade de Salamanca e Lúcio Cunha, da Universidade de Coimbra. Durante a tarde, os trabalhos retomam às 14.30 horas, com as intervenções de José Luis García Grinda, da Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Madrid e Gonçalo Poeta, da Escola Superior de Turismo e Hotelaria (IPG).
No dia 16, decorre um trabalho de campo intitulado “Rotas Culturais: paisagens, identidade e desenvolvimento rural”, com o percurso a ser feito por Penha de França, La Alberca, Mogarráz (Espanha) e orientado pelo professor Valentín Cabero, da USAL, Ángel del Prado, da ASAM e Florencio Maíllo.
No dia 17, novo trabalho de campo, desta vez, em solo luso e intitulado: “A fronteira e as suas fortificações: Aldeias Históricas e requalificação urbana”. O percurso é feito por Jarmelo (Castro e escavações arqueológicas), Almeida (AHP), Castelo Rodrigo e Fuerte de la Concepción (Espanha). Uma visita que será orientada pelo professor António Gama Mendes, da UC e por Isabel Boura, da CCDRC.
No dia 18, terceira actividade de campo, intitulada: “O património natural e construído dos espaços de montanha (Serra da Estrela)”. Com um percurso a passar pelo Parque Natural da Serra da Estrela, Aldeias de Montanha e Linhares e a ser orientado pelo professor Lúcio Cunha, da UC e pelo professor Gonçalo Poeta, da Escola Superior de Turismo e Hotelaria (IPG).
No último dia dos trabalhos, dia 19, decorre uma mesa redonda, que tem lugar a partir das 10 horas da manhã. Actividade que contará com a participação de Teresa Alves, da Universidade de Lisboa, Luciano Sánchez Pérez-Moneo, Secretário Geral da Fundación Aranjuez Paisaje Cultural, Anabela Sardo, directora da Escola Superior de Turismo e Hotelaria (IPG) e João Pedro Estêvão, da Escola Superior de Turismo e Hotelaria (IPG). As inscirções podem ser feitas na página oficial do Centro de Estudos Ibéricos.
Multimédia