Jardim Público é palco de festas populares
A segunda edição de “Com a Banda da Covilhã até os Santos Dançam” já tem programa. Durante o mês de Junho, o Jardim Público da Covilhã volta a ser palco de festas em honra dos santos populares.
> Eduardo AlvesOs santos populares são uma das mais antigas tradições enraizadas na população portuguesa, nomeadamente e por ordem cronológica: a celebração de Santo António (13), São João (24) e São Pedro (28) no mês de Junho, onde as decorações populares, os manjericos, os bailaricos e as sardinhas são elementos característicos desta quadra festiva.
Face “à forte afluência, o bom ambiente e o prazer que foi organizar e participar na primeira edição dos Santos Dançam no Jardim Público no mês de Junho de 2008”, a Banda da Covilhã leva a efeito a sua segunda edição, adianta José Eduardo Cavaco, presidente deste organismo. Dentro do mesmo espírito, “será recriada a tradição dos chiados que antigamente pautavam muitos bairros e ruas da Covilhã num ambiente familiar, com decoração a condizer, animação com bailes à Moda Antiga, fogueiras de rosmaninho, e um esmerado serviço de bar em que a sardinha assada será rainha”. O objectivo final do projecto visa a angariação de fundos para a aquisição de novos instrumentos para a Escola de Música, Valores e Talentos da Banda da Covilhã, bem como a recolha de fundos para as actividades das outras instituições envolvidas.
Os festejos terão lugar no Jardim Público da Covilhã junto à sede da banda. Dias de festa que têm início a 9 de Junho, com o II Encontro de Tunas Ubianas, II Festival de Karaoke e I Festival de Escolas de Dança. Neste dia, cerca das 23 horas, tem lugar a actuação da “TunaMus” – Tuna Médica da UBI, e uma hora mais tarde decorre uma sessão de Karaoke, animada por Dj Pedro Santos. Para quarta-feira, dia 10; há Dança em Movimento, com o grupo do GIR do Rodrigo, pelas 22.30 horas e cerca das 23.30, Baile à Moda Antiga com o músico covilhanense André Silva. No dia 12, sexta-feira, as actividades começam pelas 23 horas, com a “C’a Tuna aos Saltos – Tuna Feminina de Medicina da UBI” e segue-se o Karaoke com Dj Pedro Santos, pelas 24 horas. No sábado, 13, às 22.30, há a “Megadance” do Grupo Desportivo da Atalaia do Teixoso, e às 23.30, um Baile à Moda Antiga com a Banda Covilhanense “Atlantis”: cerca da 1.00 da madrugada é tempo da Fogueira de Santo António.
No fim-de-semana seguinte, as actividades têm início à sexta-feira, dia 19, com a “Desertuna – Tuna Académica da UBI” a actuar às 23 horas, seguindo-se o Karaoke com Dj Pedro Santos. No sábado, 20, o Grupo de Dança Rock and Pop do Grupo Desportivo da Mata actua a partir das 22.30, seguindo-se, uma hora mais tarde, um Baile à Moda Antiga com Leonel Nunes – O Homem do Garrafão, e há 1.00 da madrugada, a Fogueira de São João.
Por último, no fim-de-semana de 26, a “Encantatuna – Tuna Feminina da UBI” abre as actividades, cerca das 23 horas, seguindo-se o Karaoke com Dj Pedro Santos. E no sábado, dia 27, um Baile à Moda Antiga com Tiago Silva e às 3.00 da madrugada, uma Fogueira de São Pedro.
A organização destes eventos está a cargo da Banda da Covilhã em parceria com a Desertuna e o Grupo do Académico dos Penedos Altos e conta com o patrocínio da Câmara Municipal da Covilhã e a colaboração de: Buffalus Bar, Rádio Clube da Covilhã, Rádio Cova da Beira, Sodicel, Cerveja Sagres, Franklin Productions, Nova Forma e Underline … your ideas.
Multimédia