Ferro promove mais uma Feira da Cereja
Durante três dias, a freguesia do Ferro vai transformar-se na “Capital da Cereja”. Entre 5 e 7 de Junho, decorre a venda deste fruto tradicional daquela localidade, mostras de artesanato e gastronomia.
> Eduardo AlvesA Junta de Freguesia do Ferro vai realizar de 5 a 7 de Junho, mais uma Feira Agrícola/Feira da Cereja. Um evento que conta com a participação de dezenas de produtores agrícolas e expositores, de artesãos, instituições e associações, e que, nas anteriores edições tem mobilizado milhares de visitantes de diversos pontos do País, que vêm provar e adquirir a cereja produzida na freguesia.
De base rural, esta feira “não se esgota nos produtos agrícolas da época, pois, inclui um vasto reportório cultural no qual se contam as actuações de bombos, ranchos e grupos de dança, destacando-se, este ano, o concerto com Luís Filipe Reis, no sábado dia 6”, sublinha Paulo Tourais, presidente da junta local.
Irá também ter lugar, no sábado de tarde, a já tradicional garraiada, acontecimento que mobiliza numerosos curiosos e corajosos, que enfrentam os animais que saem ao recinto. O domingo de manhã, conta com uma largada de pombos e com o já usual passeio equestre que, este ano, irá trazer até ao Ferro participantes oriundos de Espanha.
As exposições de artesanato, motas e veículos todo-o-terreno, bem como de tractores e maquinaria agrícola, contribuem para dar “uma dinâmica muito própria e característica a este evento, no qual os visitantes poderão encontrar um pouco de tudo: boa gastronomia, produtos agrícolas, pão, enchidos e queijos, peças de artesanato diverso, roupas, sapatos, etc”, acrescenta o autarca.
Porque um evento deste género “tem um destaque significativo não apenas a nível local, a Junta de Freguesia do Ferro tem sempre uma atenção especial para as instituições de cariz social que desejam estar presentes, como forma de as ajudar na dinamização essencial à captação de recursos”. Desta forma, e aproveitando a visita, as pessoas poderão fazer diferentes rastreios e participar nas actividades desenvolvidas pela Cruz Vermelha, que este ano dedica uma atenção especial aos mais novos.
Para o Presidente Paulo Tourais, esta feira tem vindo, “indiscutivelmente, a ganhar notoriedade, contribuindo para a divulgação dos bons produtos agrícolas da freguesia e do concelho e promovendo as trocas comerciais. Este ano, e apesar da crise económica que temos vindo a atravessar, a junta de freguesia aposta forte no apoio aos expositores e na divulgação do evento na zona raiana”, conclui.
Multimédia