Voltar à Página da edicao n. 489 de 2009-06-02
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 489 de 2009-06-02   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Docentes e alunos da FCS podem agora investigar em Harvard

Faculdade de Ciências da Saúde parceira de Harvard

A UBI é uma das universidades portuguesas que vai chefiar trabalhos de investigação e produção de conteúdos pedagógicos para a área da Medicina. Uma parceria que é feita com o Harvard Medical School, uma das mais conceituadas universidades do mundo.

> Eduardo Alves

Docentes, investigadores e alunos de Medicina da UBI vão agora desenvolver projectos em parceria com elementos da Harvard Medical School. O protocolo de colaboração entre as duas instituições foi assinado no passado dia 21 de Maio por João Queiroz, reitor eleito da UBI e presidente da Faculdade de Medicina, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.
Promover a investigação clínica com impacto sobre a educação da medicina e da prática médica especializada, assim como modernizar e melhorar a qualidade da educação médica em relação às melhores práticas internacionais, promovendo a divulgação de conteúdos médicos e a transferência de conhecimentos de saúde e investigação biomédica para estudantes de medicina, profissionais de saúde e para a população em geral, são as linhas mestras do protocolo assinado entre uma das mais conceituadas universidades do mundo e as faculdades de medicina portuguesas. Para além das instituições universitárias, esta parceria contempla também laboratórios associados com actividades relevantes na área da investigação biomédica, como é o caso do Centro de Investigação em Ciências da Saúde, dirigido por João Queiroz.
Esta ligação vai agora permitir à Faculdade de Ciências da Saúde e a este centre de investigação, que lhe está associado, ter acesso a informações biomédicas e participação directo em investigações desenvolvidas em Harvard e que vão ter o seu impacto no ensino da medicina. Um programa negociado e discutido ao longo dos últimos dois anos, que levou mesmo a uma visita dos dois principais responsáveis da instituição norte-americana, à Covilhã.
Recorde-se que a “Harvard Medical School” da Universidade de Harvard é uma das maiores e mais prestigiadas escolas de medicina a nível mundial, tendo desenvolvido competências e um âmbito inédito a nível internacional para o desenvolvimento da investigação clínica, assim como para a criação e disponibilização de conteúdos médicos através da sua divisão de publicações.
O programa delineado e agora protocolado entre a UBI e a instituição americana insere-se num conjunto de diligências da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), em colaboração com o Ministério da Saúde, que visam estimular a investigação clínica em Portugal, lançar e dinamizar pós-graduações em medicina, incluindo bolsas “Júnior” e “Sénior” de investigação clínica para estimular o desenvolvimento da carreira de investigação para médicos, fomentar a investigação clínica e de translação com impacto sobre a educação da medicina e da prática médica especializada.
Para além disso, este conjunto de actividades eu abre todo um campo de oportunidades para as instituições em questão”, segundo João Queiroz, pretende também, modernizar e melhorar a qualidade da educação médica em Portugal em relação às melhores práticas internacionais. Um objectivo que deverá ser alcançado através da promoção e da divulgação de conteúdos médicos e a transferência de conhecimentos de saúde e investigação biomédica para estudantes de medicina, profissionais de saúde e para a população em geral.


Docentes e alunos da FCS podem agora investigar em Harvard
Docentes e alunos da FCS podem agora investigar em Harvard


Data de publicação: 2009-06-02 00:01:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior