Voltar à Página da edicao n. 487 de 2009-05-19
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 487 de 2009-05-19   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  

Participação superou expectativas

A equipa “Os Betas”, constituída por alunos da Universidade da Beira Interior, que participou na nona edição do Festival Nacional de Robótica traça um resultado “bastante positivo”. O grupo deslocou-se até Castelo Branco e conseguiu um oitavo lugar na classificação geral.

> Eduardo Alves

A Universidade da Beira Interior participou na nona edição do Festival Nacional de Robótica. Uma actividade inserida na 9th Conference on Autonomous Robot Systems and Competitions co-promovida promovida pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers, Inc. – Robotics & Automation Society (IEEE-RAS), que teve lugar em Castelo Branco, de 6 a 10 de Maio de 2009, e contou com a co-organização do Instituto Politécnico de Castelo Branco, através da Escola Superior de Tecnologia.
Esta foi a primeira participação da UBI num evento desta natureza, tendo a equipa “Os Beta”, constituída pelos alunos: Diogo Correia, Fábio Castanheira, Tiago Moreira, Luís Cardoso, Marli Barbosa e Virginie Felizardo do Mestrado em Engenharia Electrotécnica acompanhados pelo professor Pedro Dinis Gaspar, participado na competição de Condução Autónoma. Uma prova realizada desde a fundação deste evento.
Uma primeira participação em que o grupo ubiano “não ambicionava conseguir qualquer prémio, sendo o principal intuito ganhar experiência para futuras edições do evento”, diz o docente. “E na realidade esta situação foi constatada no decorrer da prova”, acrescenta. A falta de experiência e de participação nas provas antecedentes, levou a que o robô desenvolvido “não se encontrasse devidamente projectado para diversas condições, que vão desde o piso da prova até à disponibilidade de amplitude de visão artificial para completar todos desafios propostos nas três fases de aumento progressivo da complexidade do percurso”, sublinha Pedro Dinis.
Todavia, e independentemente de todos os constrangimentos que surgiram ao longo da prova, a equipa da UBI conseguiu o oitavo lugar entre os13 participantes em competição, “muitos dos quais participam nesta competição desde a sua génese”, lembra o docente da UBI. Por isso mesmo, Pedro Dinis não deixa de dizer que “os alunos que participaram neste evento estão de parabéns, pois o robô da UBI foi alvo de variados elogios por parte dos demais participantes face às soluções tecnológicas utilizadas”. Entre estas “pode salientar-se o uso de apenas uma câmara CCD (com orientação da captação através de servo-motores) para identificação dos limites da pista, dos sinais exibidos no painel semafórico e dos obstáculos, enquanto que os robôs das restantes equipas participantes dispunham de até quatro câmaras, incluindo alguns um laser de varrimento adicional”.
Outra particularidade inovadora da equipa da UBI consistiu em desenvolver os algoritmos de controlo do robô num microcontrolador MSP430 da Texas Instruments, “enquanto todas as demais equipas utilizam computadores portáteis dispostos sobre o chassis dos robôs”. Todas estas características, aliadas ao facto do chassis ter sido construídos de raiz e dos próprios motores de translação do robô como os de orientação da câmara terem sido recuperados de outros dispositivos, “tornam este robô de baixo custo quando comparado com os restantes em prova”.
Pedro Dinis acredita que “a participação neste evento permitiu promover a Ciência e Tecnologia que é desenvolvida na Universidade da Beira Interior, assim como evidenciar a formação científica e tecnológica que é dada aos nossos alunos”. O mesmo docente garantiu já que no próximo ano a instituição volta a esta prova com um robot mais eficiente.



"Os Betas" distinguiram-se pelas soluções inovadoras qque apresentaram no robot


Data de publicação: 2009-05-19 00:10:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior