Voltar à Página da edicao n. 486 de 2009-05-12
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 486 de 2009-05-12   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
O carro da UBI evidenciou-se no design e na inovação tecnológica

UBI elogiada na Shell Eco-Marathon

O veículo desenvolvido por docentes e alunos da UBI com o intuito de participar no Shell Eco-Marathon, foi bastante elogiado durante toda a prova. Nesta competição à escala mundial, a UBI consegue uma participação honrosa na sua principal área de aposta, o design.

> Eduardo Alves

No passado fim-de-semana, o concept car desenvolvido por docentes e alunos do Departamento de Engenharia Electrotécnica da UBI, participou na Shell Eco-Marathon. A mítica prova que reúne centenas de instituições escolares de todo o mundo decorreu, este ano, pela primeira vez, na Alemanha.
O circuito de Lausitzring acolheu esta prova que tem um vasto leque de áreas em concurso. A UBI apostava sobretudo na área do design. E se os esboços e estrutura já deixavam antever, na Covilhã, um bom resultado. A apostar nos concursos de design e de inovação tecnológica, a equipa da UBI deixou para segundo plano, a prova de consumo.
No design, o lugar de topo foi para o carro da Ostfold University College, da Noruega. Contudo, Fernando Santos, docente da UBI e um dos orientadores deste projecto lembra que “o nosso carro despertou o interesse de todos e foi muito lisonjeado; tanto pelos restantes participantes como pela comunicação social, tendo sido alvo de reportagens por parte de diferentes órgãos de comunicação social da Europa e de outras partes do mundo. No entender de Fernando Santos, “a UBI teve uma participação honrosa neste concurso”.
Mas para além do Design, o carro da UBI conseguiu também ganhar evidência pelo sei sistema de travagem regenerativa. Uma aposta na área da Inovação Tecnológica “que foi alvo de elogios por parte de vários académicos presentes no evento, tendo sido sugerida a sua publicação através de um artigos numa revista da especialidade e sugerido o registo da patente do sistema”, diz Fernando Santos.
Ainda que não fosse esse o objectivo da equipa, este urban-concept obteve também um bom resultado no prémio geral de consumo para a modalidade. O carro da UBI conseguiu alcançar o vigésimo posto, num universo de 54 equipas, através da sua marca de 0,8 litros de combustível necessário para percorrer cem quilómetros.
O docente do DEM enviou também “uma palavra de apreço, aos alunos, que em prejuízo dos seus interesses pessoais, foram incansáveis para que este projecto fosse bem sucedido. Correndo o risco de cometer alguma injustiça realço o papel do Carlos Bidarra da Celine Alves do Luís Gardete e da Sónia Fernandes do 2º Ciclo em Design Industrial e Tecnológico, do Bruno Pontes e do Nuno Rodrigues do 1º Ciclo em Design, do Maximino Bidarra e do André Marques do curso de Arquitectura e Tiago Gonçalves do 2º ciclo de Engenharia Electrotécnica”.


O carro da UBI evidenciou-se no design e na inovação tecnológica
O carro da UBI evidenciou-se no design e na inovação tecnológica


Data de publicação: 2009-05-12 00:04:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior